Foto: Arquivo/O Estado |
Rafael Dely: 40 anos de parceria com Lerner. |
Morreu no início da tarde de ontem, no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, o arquiteto e ex-secretário estadual de Habitação do governo Jaime Lerner, Rafael Dely. Ele tinha 67 anos de idade. Dely deu entrada na UTI do hospital na madrugada do dia 1.º e faleceu por falência múltipla dos órgãos, segundo informações da equipe médica que o atendeu.
Nascido em Curitiba, em março de 1939, Dely fez parte da 1.º turma do curso de Arquitetura da UFPR. Dely foi um dos principais colaboradores das gestões de Jaime Lerner na Prefeitura de Curitiba e no governo do Estado. Os dois trabalharam juntos mais de 40 anos. Ele presidiu o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), entre os anos de 1972 a 1975 e entre 1995 e 1996. Foi ainda diretor da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), secretário especial de Política Habitacional do Paraná, presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).
Por seus projetos inovadores no planejamento urbano de Curitiba, principalmente nas áreas de transporte e habitação, Dely chamou a atenção da Organização das Nações Unidas (ONU), que o convidou para uma palestra sobre a urbanização da capital paranaense na África. Ele foi co-responsável pelo sistema integrado de transporte coletivo de Curitiba, com as vias rápidas e as canaletas para ônibus.
À frente da secretaria de Habitação nas duas gestões de Jaime Lerner no governo do Estado, Rafael difundiu uma nova concepção no planejamento dos conjuntos habitacionais que visam a ocupação de vazios urbanos e a integração com o planejamento da cidade. Foi responsável pelo projeto Vila Rural, que viabilizou casas e terrenos para cerca de 100 mil trabalhadores rurais do interior do estado. Nas áreas urbanas, o ex-secretário dedicou-se à urbanização das favelas, construindo casas mais dignas aos cidadãos. Estima-se que em sua gestão foram construídas 60 mil novas moradias.
?Além de ter perdido um arquiteto excepcional, eu, particularmente, perco um grande amigo, uma pessoa realmente especial, com quem convivi por mais de 40 anos?, disse o ex-governador Jaime Lerner, atribuindo a Rafael Dely papel fundamental em todo o planejamento de transporte e habitação existente, até hoje, em Curitiba.
Para Lerner, outra característica marcante do arquiteto era sua habilidade para montar grandes equipes. ?Tinha muita sensibilidade para escolher as pessoas certas. Fez isso no IPPUC e repetiu como secretário de estado?. O ex-governador disse que conversou pela última vez com Dely no dia 29 de dezembro, e o ex-secretário aparentava estar bem de saúde.
?Se hoje tem 100 mil pessoas morando nas Vilas Rurais, se há mais de 60 mil moradias populares no Estado, é graças a ele. Não há, em Curitiba, um espaço que não tenha a marca da sensibilidade e do trabalho de Rafael Dely?, finalizou Lerner. O velório acontece na capela do Cemitério Israelita do Água Verde. O sepultamento será às 10h de domingo, no Cemitério Israelita do Santa Cândida. Por causa da morte de Rafael Dely, o prefeito em exercício e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, decretou luto oficial por três dias em Curitiba.