Quinze deputados tentam se eleger prefeitos no Estado

Dos 54 deputados estaduais, doze deles vão passar os próximos meses empenhados em se eleger prefeito nas eleições municipais de outubro. Um décimo terceiro pode ainda ser anunciado, se a convenção do PDT, que seria realizada ontem à noite, indicar o deputado Geraldo Cartário como candidato a prefeito em Fazenda Rio Grande, município da região Metropolitana de Curitiba.

Entre os deputados estaduais, dois estarão envolvidos na eleição em Curitiba. Cleiton Kielse será candidato a vice-prefeito pelo PMDB, na chapa encabeçada pelo professor Carlos Augusto Moreira Junior, e Fábio Camargo é candidato a prefeito pelo PTB. Em Londrina, a disputa terá dois deputados estaduais: Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e Antonio Belinati (PP). Em Maringá, também há dois deputados concorrendo: Ênio Verri, candidato a prefeito pelo PT, e Dr. Batista, que concorre pelo PMN.

Duas mulheres disputam a eleição na região metropolitana de Curitiba. A deputada Rosane Ferreira é candidata à prefeitura de Araucária pelo PV e a deputada Beti Pavin concorre à prefeitura de Colombo pelo PMDB. No interior do estado, estão Elton Welter, do PT, disputando a prefeitura de Toledo, Jocelito Canto, do PTB, concorre em Ponta Grossa, e Reni Pereira, é candidato em Foz do Iguaçu pelo PSB. Em Cascavel, o deputado Edgar Bueno é candidato pelo PDT.

Do grupo de candidatos, a maioria é marinheiro de primeira viagem. Verri, Welter, Camargo, Pereira e Rosane estão concorrendo pela primeira vez a um cargo no Executivo. Bueno, Canto e Cheida já foram eleitos para um mandato em suas cidades. Já Belinati e Beti Pavin estão disputando o terceiro mandato de prefeito.

Outros deputados vão participar da campanha como cabos eleitorais. O deputado Marcelo Rangel (PPS) tem o irmão, Sandro Alex Rangel, como candidato a prefeito em Ponta Grossa. O líder do PMDB, Waldyr Pugliesi, tem o sobrinho, Beto Pugliesi, concorrendo à reeleição em Arapongas. O presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), tem a cunhada, Evani, em Guaratuba. Já Fernando Carli Filho (PSB) tem o pai disputando a reeleição em Guarapuava. Na mesma cidade, Leonardo Mattos Leão, irmão do deputado Artagão de Mattos Leão Junior, também é candidato a prefeito. Já o deputado Luiz Nishimori (PSDB) tem a esposa como candidata a vice-prefeita em Maringá, Akemi, na chapa encabeçada pelo peemedebista Ivo Caleffi.

Câmara

Na Câmara dos Deputados, apenas três paranaenses foram confirmados candidatos. E todos em Londrina: André Vargas (PT), Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo