A crise econômica e a queda no repasse do Fundo de Participação dos municípios não alteraram o cronograma de obras do prefeito de Quatro Barras, Loreno Bernardo Tolardo (PDT), que visitou, ontem, a redação dos jornais da Editora O Estado do Paraná para convidar o presidente da Editora, o ex-governador Paulo Pimentel para a inauguração do Centro de Informações Turísticas do Município, hoje, às 16h.
“Sofremos um pouco com as perdas do fundo, mas estamos nos virando. Temos convênios que, aliados à arrecadação do IPTU e do ICMS ecológico conseguiram cobrir essa perda sem a necessidade de cortes”, disse o prefeito, que mantém programada a pavimentação de 22 km do leito original da Estrada da Graciosa, a construção de um parque temático e de um centro poliesportivo, entre outras obras.
O Centro de Informações Turísticas servirá para orientar o visitante das principais atrações do município, como o morro do Anhangava e o Caminho do Itupava, além de servir de vitrine para os empreendedores locais, como explicaram os secretários de Turismo, Ronaldo Loures Rocha, e de Esporte, Cultura e Lazer, Fernando Cunha.
Para o prefeito, os investimentos são fundamentais para a consolidação da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). “Não podemos pensar como um município de 20 mil habitantes, e sim como parte de um complexo de três milhões”, disse.
“Cada um tem sua importância para a formação da Grande Curitiba. Araucária tem as indústrias, nós temos os mananciais, por exemplo”, acrescentou, dizendo que as questões do lixo, do transporte público e da segurança são as principais preocupações de seu município para serem resolvidas em conjunto com as demais prefeituras da RMC