O presidente estadual do PMDB, Waldyr Pugliesi, está convidando os pré-candidatos do PMDB à Prefeitura de Curitiba em 2008 a apresentar suas propostas para a cidade nos debates que o diretório municipal de Curitiba programou para o próximo mês. ?Não existe prato feito coisa nenhuma no PMDB. É natural que haja preferências, mas as pessoas têm que se qualificar para concorrer?, disse Pugliesi.
Ele afirmou que nenhum nome será excluído por antecipação da disputa interna. ?Assim como também ninguém ganha antecipadamente uma eleição?, disse o dirigente estadual, referindo-se à falta de um nome do PMDB entre os favoritos para a eleição. ?O Hamilton não iria ganhar o campeonato mundial de fórmula um??, comparou o deputado.
Ele citou que a exemplo do piloto inglês, que perdeu o campeonato para o finlandês Kimi Haikkonen, outros candidatos já deram a largada na campanha em primeiro lugar e perderam a eleição. Ele mencionou o caso do governador Roberto Requião (PMDB) que, candidato a prefeito e também ao governo, estava mal posicionado nas pesquisas de intenções de voto, e acabou eleito para os dois cargos.
O primeiro a responder ao convite de Pugliesi foi o deputado estadual Mauro Moraes. Ele anunciou ontem que não será pré-candidato a prefeito, nem aceita indicação para ser candidato a vice-prefeito e que, portanto, não irá participar dos debates. Estão na lista do PMDB o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, o presidente da Cohapar, Rafael Greca, os deputados federais Marcelo Almeida e Rodrigo Rocha Loures e o deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior.