PUC revela perfil do vereador

Pesquisa realizada por alunos do curso de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) revela, em caráter preliminar, que muitos vereadores de Curitiba estão mais envolvidos em ações sociais do que em legislar. É essa uma das primeiras conclusões da pesquisa, aplicada entre 23 dos 35 vereadores da capital -ou 65% da Câmara Municipal. De acordo com a professora Jucimere Isolda Silveira, uma das orientadoras da pesquisa, o resultado final só será divulgado no próximo dia 23.

“O resultado vai apresentar o perfil dos vereadores, as ações, os vínculos que estabelecem com a sociedade civil, a posição que ocupam na Câmara, a posição político-ideológica”, adianta Jucimere. Ela conta que a pesquisa foi sugerida, em nível nacional, pela Universidade Federal de Minas (UFMG). A princípio, apenas treze vereadores locais responderam a pesquisa e a tabulação não foi feita em Curitiba. Jucimere conta que, com a repercussão que houve no Paraná, foi solicitada à UFMG permissão para prosseguir com as pesquisas.

Para os quase setenta alunos que participam do projeto, afirma Jucimere, a importância está no incentivo à questão do controle social e na discussão da política social. Já para a sociedade, será possível conhecer um pouco mais o que fazem e pensam os vereadores, além de sua participação na campanha eleitoral de deputados estaduais e federais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo