PTB e PFL testam pré-andidatos

A um ano da eleição para a prefeitura de Curitiba, o PFL e o PTB estão testando a empatia junto à opinião pública dos nomes que podem lançar para a sucessão do prefeito Cássio Taniguchi (PFL). Desde a semana passada, os dois partidos estão exibindo no horário gratuito da Justiça Eleitoral em rádio e televisão algumas inserções em que as estrelas são a empresária Maria Cristina de Andrade Vieira (PTB) e o vereador de Curitiba Osmar Bertoldi (PFL).Os dois são cotados em seus partidos como possíveis pré-candidatos à prefeitura.

No PTB, a explicação é que o tratamento especial dado a Maria Cristina na propaganda do partido tem o objetivo de encorajar as candidaturas de mulheres à Câmara Municipal. Maria Cristina é apresentada no comercial como uma liderança em Curitiba e uma apaixonada pela cidade. “A Maria Cristina é uma antiga filiada nossa, desde 97. E é um dos nomes que temos para a prefeitura. Mas nós a colocamos no ar para estimular a participação das mulheres. Nós não queremos apenas preencher a quota. Nós queremos uma chapa feminina forte”, justificou o presidente estadual do PTB, deputado federal Iris Simões.

O dirigente do PTB argumentou ainda que a idéia de privilegiar um nome na propaganda ajuda a marcar a posição do partido, que pretende lançar um candidato à prefeitura depois de alguns anos sem encabeçar uma chapa majoritária. Iris Simões avalia que o terreno está favorável ao lançamento de um nome pouco conhecido do eleitor. “Há uma saturação dos nomes tradicionais. Na eleição do ano que vem não teremos o Requião, o Jaime Lerner, o Cássio. Pode ser o momento de uma novidade”, afirmou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo