Com o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Fernando Haddad (Educação) começou a ser “testado” pelo PT em agendas construídas nas zonas sul e leste da cidade de São Paulo e em contato com a militância. O objetivo é aumentar a inserção do petista na base do partido e diminuir a resistência a ele em setores do PT, de modo que seja construída sua candidatura para prefeito em 2012.

continua após a publicidade

Lula, que estreia como principal articulador da eleição em São Paulo nesta semana em encontro com prefeitos em Osasco, diz ter a convicção de que uma vitória na prefeitura da maior cidade do País é o primeiro passo do PT para derrotar a oposição em seu principal reduto, São Paulo, e se fortalecer para 2014.

Ainda de acordo com essa avaliação, a vitória só seria possível se o partido apresentasse um nome novo e “palatável” para a classe média paulistana. Para ele, Haddad veste esse figurino.

Apesar de o discurso para o público ser o de que Prefeitura de São Paulo não está nos seus planos, Haddad aceitou o diagnóstico feito por petistas – sobre sua frágil relação com as bases do partido – e cumpriu, no último mês, uma agenda política e social na capital paulista. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

continua após a publicidade