A bancada de deputados estaduais do PT de São Paulo, que toma posse nesta terça-feira, divulgou nota na qual justifica o apoio à reeleição do deputado Barros Munhoz, do PSDB, como presidente da Assembleia Legislativa.
No documento, o presidente do PT paulista, deputado estadual Edinho Silva, afirma que a aliança com Munhoz e com o PSDB não foi para a “construção de um projeto de sociedade”, mas “para aprimorar a relação da Casa com a sociedade”.
A bancada informou ainda que condicionou o apoio ao parlamentar tucano à adoção de uma pauta encaminhada à Mesa Diretora. De acordo com a nota, a pauta, se cumprida, trará “melhoria dos mecanismos de controle da Casa e a democratização da Assembleia”.
Os deputados petistas pedem no documento, intitulado “Compromisso Público pela Valorização do Poder Legislativo Paulista”, maior divulgação das audiências públicas destinadas a discutir o Orçamento do Estado São Paulo.
O texto critica a Assembleia por não ter dado divulgação necessária a essas audiências no passado. O PT defende ainda o aprimoramento dos mecanismos de controle das contas públicas estaduais, principalmente com votações mais rápidas de pareceres do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e cobra rapidez também na aprovação de projetos e vetos parados no Legislativo.
Outros pontos abordados pela bancada do PT no documento são uma maior atenção da Assembleia ao canal de televisão, a TV Assembleia, e a adoção de instrumentos capazes de aumentar a transparência das contas públicas.
Além disso, o PT pede o empenho na aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para que a posse dos deputados estaduais seja na mesma data da dos deputados federais. Enquanto os federais assumiram o mandato em 1.º de janeiro, os estaduais paulistas serão empossados somente nesta terça-feira.
Que é isso, companheiro?
PT justifica apoio a tucanos na Assembleia de São Paulo
2 minutos de leitura
continua após a publicidade
continua após a publicidade