No último dia do prazo estabelecido para a legislação eleitoral para a realização de convenções, o PT homologa hoje as candidaturas a prefeito do deputado estadual Ângelo Vanhoni, a vice-prefeito do médico Nizan Pereira, indicado pelo PMDB, e a lista de candidatos a vereador. A convenção que começa às 18 no Hotel del Rey irá também avalizar a coligação que se formou em torno da chapa majoritária. Além do PMDB, PCdoB e PCB, a aliança deve incluir ainda o PTB e pode ser reforçada pelo PSL e PSC.
O PTB fará sua convenção a partir das 10 horas para oficializar o acordo com o PT. A formação da chapa de candidatos a vereador ainda estava emperrando as negociações entre os partidos alinhados à candidatura de Vanhoni. A decisão de fazer uma chapa proporcional única gerou uma disputa pela ocupação das setenta vagas. O PTB achou pequena a quota de cinco candidatos oferecida pela coligação e setores do partido preferiam que as siglas se dividissem em duas chapas à Câmara.
Mas o PMDB não aceitou e apresentou uma contraproposta de chapa. Em uma reunião realizada anteontem à noite, entre dirigentes municipais do PTB, PT e PMDB, foi feita uma oferta de redistribuição das vagas. O PT e PMDB teriam direito a lançar 25 candidatos cada um e o PTB poderia apresentar dez candidatos. As demais dez vagas seriam divididas entre os partidos menores. Ontem, o presidente municipal do PT, Roberto Salomão, já admitia a possibilidade de a coligação registrar duas chapas de candidatos a vereador.
O PSL ainda não confirmou o acordo com o PT. O deputado Luiz Carlos Martins, que chegou a ser cotado como pré-candidato do partido à prefeitura, justificou que ainda estava analisando a possibilidade de aliança. ?Já fui muito usado em outras eleições e quero amadurecer bem a decisão de agora?, afirmou o deputado.
Arremates
O PFL e o PPC também se reúnem hoje para completar suas chapas. Os dois partidos ainda não definiram os ocupantes das vagas de candidato a vice-prefeito de Osmar Bertoldi (PFL) e Rubens Bueno (PPS). No caso do PPS, o nome do candidato a vice será definido somente na noite de hoje, após reunião do partido.
Os dois partidos também fecham o quadro de coligações. O PPS está negociando um acordo com o PHS. Já o PFL estava mantendo contatos também com o PSC e o PSL, que também estavam em negociações com o PT.