PT é mais fiel que PMDB em votação sobre retirada de pauta da MP 665

A bancada do PT na Câmara dos Deputados foi mais fiel ao governo Dilma Rousseff do que a do PMDB na votação de um requerimento que pedia a retirada de pauta da Medida Provisória 665, que altera as regras de concessão de seguro-desemprego e auxílio-moradia. O requerimento foi rejeitado na tarde desta quarta-feira, 6, abrindo caminho para a votação do mérito da primeira medida provisória do ajuste fiscal.

Dos 51 deputados petistas que votaram no pedido, apenas um, Wellinton Prado (PT-MG), se posicionou a favor do requerimento – o que representa 1,96% dos votantes. A liderança do PT na Câmara orientou a bancada a votar pela rejeição do requerimento. Ao todo, a bancada petista tem 64 deputados.

No PMDB, por sua vez, dos 55 deputados que se pronunciaram a respeito do requerimento, sete foram contrários: Dulce Miranda (TO), Flaviano Melo (AC), Hermes Parcianello (PR), Jarbas Vasconcelos (PE), Jéssica Sales (AC), José Fogaça (RS) e Mauro Pereira (RS). Ou seja, 12,72% dos votantes foram contrários à análise do mérito da proposta. O líder peemedebista da Câmara, Leonardo Picciani (RJ), liberou a bancada do PMDB e dos cinco partidos que compõem o bloco partidário a votarem como quisessem no requerimento. O PMDB tem 67 deputados.

Após críticas de parte a parte, as bancadas do PT e do PMDB decidiram nesta tarde reafirmar apoio à aprovação das medidas provisórias do ajuste fiscal. Os peemedebistas ameaçavam não referendar as MPs caso os petistas não dessem um apoio explícito às propostas – hoje a bancada do PT divulgou uma nota reafirmando apoio às MPs.

O requerimento de retirada de pauta foi rejeitado por 229 votos a favor contra 180 contra. Uma votação apertada em que, dos 409 votantes, o governo obteve apenas 56% dos votos.

Embora não se trate do mérito da matéria propriamente dito, a análise da taxa de governismo na votação do requerimento é a primeira amostra de como podem se comportar os dois principais partidos da base na votação da MP 665.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna