O PT do Paraná anunciou hoje seu apoio formal à candidatura do senador Roberto Requião (PMDB) ao governo do Paraná. ?Tem a ver com a sintonia política?, disse o presidente do partido no Estado, André Vargas. O outro candidato ao governo, senador Álvaro Dias (PDT), também aguardava o apoio do PT, visto que seu partido está manifestando nacionalmente adesão ao candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto o PMDB nacional está coligado com o PSDB, que tem em José Serra o candidato.

?Vamos respeitar o Álvaro, porque ele está com o Lula?, afirmou Vargas. De acordo com o candidato derrotado do PT ao governo do Estado, Padre Roque Zimmermann, Lula subirá no palanque de Requião. ?Mas nada impede que tenha encontro com o Álvaro?, acentuou. ?Para nós, é mais importante eleger o Lula.?

Um dos coordenadores da campanha de Álvaro e presidente regional do PDT, Nelton Friedrich, considerou que não há novidade nesse apoio, pois ?alguns petistas têm aproximação com o PMDB?. Mas disse que seu partido vai instalar comitês Álvaro-Lula no Estado. Ele não acredita que o candidato petista venha ao Estado privilegiando um dos dois palanques. ?Nenhum candidato desconhece e despreza as forças políticas?, afirmou.

Durante o comunicado de apoio do PT, Requião disse que isso garantirá um ?grande governo? para o Paraná. ?O PT vai governar o Paraná junto comigo?, afirmou. Segundo ele, o programa defendido pelo PT e o seu coincidem no essencial. Mesmo assim, os petistas ficarão responsáveis por acrescentar mais um capítulo a seu projeto de governo, batizado de Paraná Sem Fome, que tem o objetivo de combater a pobreza.

continua após a publicidade

continua após a publicidade