PT admite disputar Câmara

Pela primeira vez na história, o PT poderá disputar, com chances reais de vitória, a Presidência da Câmara de Vereadores da Câmara Municipal de Curitiba. Nesta semana, as bancadas estadual e municipal do partido estiveram reunidas para discutir as eleições para as Mesas Executivas da Assembléia Legislativa e da Câmara Municipal, assunto que promete esquentar nos próximos dias. O PT foi o partido que mais cresceu nas últimas eleições, e pretende disputar a Presidência, desejo compartilhado pelo PMDB, que elegeu o senador Roberto Requião governador do Estado.

De acordo com o vereador Adenival Gomes, líder da bancada do PT na Câmara, no encontro o PT municipal concordou com a proposta dos vereadores. “Ele seguiu nossa linha de raciocínio, e concordou com o encaminhamento de termos uma chapa de oposição”, disse. A reunião não definiu nomes, mas ficou claro o desejo do partido em lançar o candidato à Presidência. “Nosso pré-candidato é o vereador André Passos, mas ainda temos que conversar com os outros partidos de oposição”, explicou. “O objetivo maior do nosso partido é conferir moralidade e transparência ao Poder Legislativo, que não deve funcionar como linha auxiliar da Prefeitura ou do governo estadual”.

Assembléia

Na Assembléia, a partir de fevereiro PT terá a maior bancada, com nove deputados estaduais. Na Câmara Municipal o partido já detém a maior bancada entre os partidos que fazem oposição ao atual prefeito, com seis vereadores. “Pela composição temos direito de reivindicar a presidência, mas sabemos que tem um grupo de vereadores que só viriam para a oposição se o Paulo Salamuni (PMDB) fosse o candidato. Nesse caso não faremos um cavalo de batalhas”, garantiu.

Na próxima semana duas novas reuniões deverão acontecer para discutir o assunto. O Diretório Estadual do PT deverá discutir a equipe de transição do governo do Paraná. “Vamos discutir alguns planos de trabalho. O governo é do PMDB, mas temos uma responsabilidade conjunta”, contou o presidente estadual, vereador e deputado estadual eleito, André Vargas. Mas a eleição da Câmara e Assembléia também será assunto do encontro. “A Executiva Estadual não vai se meter na eleição da Câmara ou da Assembléia, mas vamos disputar as duas”, garantiu Vargas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo