Foto: Arquivo |
Bruno Meirinho: PSOL em Curitiba. continua após a publicidade |
O PSOL será o partido com o maior número de candidatos a prefeito nas capitais brasileiras. Nascido em junho de 2004, de um dissidência da ala mais radical do PT, o partido, que tem como presidente nacional a ex-senadora e candidata à Presidência da República em 2006 Heloísa Helena, vai disputar suas primeiras eleições municipais com candidatos próprios em 21 capitais, além de vice em outras três.
Levantamento do portal G1 mostra que, após as convenções municipais, 169 candidatos, de 26 diferentes legendas pretendem disputar a prefeitura das 26 capitais brasileiras. Depois do PSOL, o PT, do presidente Lula, terá candidato em 19 capitais, o PMDB em 13, o DEM em 12 e o PSDB em 11.
Ainda em construção, o partido apesar do número de candidatos, não tem muitas chances nas capitais. Suas principais estrelas, Luciana Genro, em Porto Alegre e Chico Alencar, no Rio de Janeiro devem lutar por uma vaga no segundo turno.
A maior chance de vitória era em Belém (PA), onde o ex-prefeito Edmílson Rodrigues liderou as pesquisas de intenção de voto. No entanto, alegando questões pessoais, ele desistiu da candidatura. A vereadora Marinor Brito, lançada em seu lugar, não terá as mesmas chances.
Em Curitiba, o partido vai disputar a eleição com o bacharel em direito Bruno Meirinho, que substituiu a ex-deputada federal pelo PT dra Clair, que alegou problemas pessoais para não disputar a prefeitura, mas já havia criticado a falta de estrutura da legenda.
De acordo com o balanço do site, Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) serão as capitais com mais candidatos. As duas principais cidades do país têm 11 concorrentes à Prefeitura. São Luís (MA) é a terceira, com 10 candidatos.
Curitiba está na quarta posição, ao lado de Fortaleza (CE), com nove, mas o portal considerou a candidatura de Marinete Silva (PRTB), que ainda corre o risco de não ser aceita pela Justiça, uma vez que o partido registrou a candidatura de Vera Teixeira para a vice de Fábio Camargo (PTB). As capitais com menos candidatos são Vitória (ES), Boa Vista (RR) e Rio Branco (AC), com três, e Goiânia (GO), com quatro.