Tensão

PSOL acusa Cunha de boicotar evento LGBT na Câmara

Deputados do PSOL acusaram na manhã desta terça-feira (19), o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de boicotar a divulgação do 12º Seminário LGBT no Congresso Nacional.

Os parlamentares reclamam que este ano o evento não terá convites oficiais e que não houve autorização para que o seminário fosse publicizado no site da Câmara.

Durante reunião da Comissão Especial que analisa a proposta de Reforma Política, o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ), reclamou que a imagem oficial do evento – que traz a cantora Daniela Mercury e sua companheira, Malu Verçosa, em um momento de demonstração de carinho – foi rejeitado pelo presidente da Câmara.

“Ontem também, aí o viés dos costumes autoritários, vetou a divulgação pela Câmara de um cartaz de três comissões sobre o 12º Seminário LGBT do Congresso Nacional. Essa foto, de duas pessoas, um beijinho de esquimó, o afeto, o carinho, está proibida no site oficial da Casa. Isso é vergonhoso”, protestou Alencar.

A assessoria de imprensa de Cunha explicou que não houve proibição da divulgação do evento, que sequer foi solicitado sua publicação no site da Câmara. Segundo a assessoria, a política interna da instituição estabelece que convites e cartazes devem ser neutros, de forma a não fazer apologia a nenhuma causa específica.

Os cartazes produzidos pelas Comissões de Cultura, Legislação Participativa e Ciência e Tecnologia, com a imagem de Daniela e Malu, chegaram a ser distribuídos pelos corredores da Casa.

A assessoria informou ainda que a política de realização de eventos na Casa impede atividades às terças e quartas-feiras em virtude das votações, mas que foi aberto uma “exceção” para que não houvesse polêmica em torno do tema.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna