PSDB pede investigação sobre contrato da Pesca

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), pediu hoje que a Comissão de Ética Pública da Presidência da República investigue o uso indevido da máquina pública pelo Ministério da Pesca, que cobrou da empresa Intech Boating uma doação eleitoral para o PT logo após ela ter vencido uma milionária licitação questionada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo publicada na sexta-feira revelou que, após ter sido contratada pela pasta para construir lanchas-patrulha ao custo de R$ 1 milhão cada, a Intech Boating foi procurada para fazer uma doação de R$ 150 mil para o comitê financeiro do PT de Santa Catarina. O comitê arcou com a maior parte dos custos da campanha a governador em 2010, cuja candidata era a petista Ideli Salvatti, atual ministra das Relações Institucionais.

O tucano pediu que a comissão convoque o ex-ministro da Pesca e deputado federal Luiz Sérgio (PT-RJ), que, em entrevista ao Estado no sábado, classificou como “malfeito” a ação da pasta de cobrar repasse de recursos para o comitê petista. “O ministério não pode pedir à empresa contratada doação para o PT”, afirmou Alvaro Dias, considerando a fala de Sérgio um “depoimento importante” para a investigação do caso.

O líder do PSDB lembrou que, desde outubro do ano passado, havia apresentado um requerimento para que o Senado obtivesse cópia do relatório da auditoria da licitação da Pesca. Mas, até o momento, apesar das “inúmeras irregularidades” apresentadas na auditoria, segundo ele, seu pedido não foi votado pela Casa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna