Está previsto um encerramento conjunto e festivo das convenções do PSDB, PSB e PP hoje, às 11h30, na Sociedade Thalia, no centro de Curitiba. O PDT também poderá participar do evento. Dos quatro partidos ele é o que terá a convenção mais disputada, uma vez que o deputado estadual Neivo Beraldin e o professor Carlos Kolb, apesar da recomendação da executiva nacional em favor da coligação com o PSDB, decidiram levar suas pré-candidaturas a prefeito até o fim.
Os 27 convencionais do PDT, que se reúnem na Sociedade Universal a partir das 10h, podem participar de duas votações. A primeira define se o partido lança candidato próprio ou se coliga com outras siglas. Se a candidatura própria for a opção vencedora, uma segunda etapa decidirá entre os dois pré-candidatos. A tendência, até ontem à tarde, apontava para a aliança em torno da candidatura do tucano Beto Richa à sucessão de Cassio Taniguchi.
Alianças
Em clima de festa, o PSDB homologa neste sábado a candidatura de Beto Richa a prefeito de Curitiba. A convenção começa às 9h, na Sociedade Thalia, onde são esperadas mais de três mil pessoas. O encontro também vai oficializar as alianças com o PSB, que indicará o deputado estadual Luciano Ducci como candidato a vice-prefeito na chapa, e a participação do Partido Progressista, do vereador Ney Leprevost, que desistiu da candidatura a prefeito para somar apoio a tucanos e socialistas.
Um ato na sede do diretório regional do PP, no Centro Cívico, marca a assinatura dos delegados na ata da convenção. Segundo Leprevost, a decisão de apoiar a candidatura de Richa é consensual e nenhuma surpresa deve ocorrer: “Todos os convencionais estão fechados com as bancadas federal e estadual, portanto é uma posição consolidada”.
Ele disse que a renúncia à candidatura em favor de Richa foi uma decisão sem traumas: “É claro que eu tinha muita vontade de disputar a Prefeitura, mas não sou um aventureiro. O partido deixou claro que não teria condições de me ajudar com a estrutura de campanha necessária. A melhor saída então foi o acordo com o PSDB. Trata-se da construção de um projeto político a médio e longo prazos, que nos dá a oportunidade de estar ao lado de um candidato independente e íntegro, pelo qual vamos arregaçar as mangas sem qualquer constrangimento”, ajuntou.
Segundo ele, o PP já encaminhou ao PSDB seu pré-plano de governo, e os tucanos se comprometeram a estudá-lo com atenção e incluir propostas no plano de governo que está sendo elaborado pela assessoria de Beto Richa. Leprevost adiantou ainda que não decidiu se disputará a reeleição para a Câmara Municipal. Ele estuda a possibilidade de ficar fora da disputa para tentar um mandato de deputado estadual em 2006. O PSB se reúne na Sociedade Morgenau, às 9h. Terminada a votação, os militantes seguem em carreata até a Sociedade Thalia, para se juntar aos tucanos numa grande celebração.