Depois de consultar a direção nacional do PSDB, o presidente estadual do diretório tucano, Valdir Rossoni (PSDB), decidiu colocar um ponto final nos movimentos internos lançando o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) para candidato a vice-prefeito de Beto Richa, no lugar de Luciano Ducci (PSB), nas eleições municipais deste ano.
Com o aval do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, a executiva distribuiu documento ontem comunicando que a escolha do vice cabe única e exclusivamente ao prefeito Beto Richa (PSDB).
A manifestação da executiva estadual foi uma resposta a um grupo que, na última sexta-feira, protocolou no diretório municipal a indicação de Fruet para concorrer a vice-prefeito. O vereador João Claudio Derosso, presidente municipal do PSDB, repassou o caso à executiva estadual. ?Nós achamos que cabe ao prefeito conduzir o processo. Eu conversei com o Sérgio Guerra e concluímos que, apesar de ser legítima a manifestação, nós temos que construir uma grande aliança?, justificou o presidente estadual do PSDB.
A articulação para garantir a chapa pura do PSDB tem menos o objetivo de impulsionar Fruet do que ?queimar? o vice-prefeito Luciano Ducci. Um dos argumentos é que Ducci é do PSB, um partido que tem um projeto diferente dos tucanos para a eleição presidencial, já que o deputado federal Ciro Gomes é um dos nomes cogitados para a eleição presidencial de 2010.
?Não conseguimos nem pensar ainda como é que vai ser em junho, que é daqui a menos de mês, como é que vamos saber o que vai ser em 2010?, comentou Rossoni.
Ao formalizar que a indicação do vice é uma prerrogativa de Beto Richa, a direção estadual acha que estanca a manobra para derrubar Ducci. Um movimento que começou no PDT, que não perdoa o fato de Ducci não ter apoiado o senador Osmar Dias para o governo em 2006. E que agora se alastrou para dentro do ninho tucano.