Foto: João Batista/Agência Câmara
Gustavo Fruet: candidato carrega a bandeira ética do parlamento como grande trunfo.

Os deputados paranaenses do PSDB e do PFL estão engajados na eleição de Gustavo Fruet para a presidência da Câmara. Diretamente envolvido da campanha, o deputado tucano Alfredo Kaefer disse que a estratégia é procurar dentro dos partidos deputados que não concordem com a opinião da liderança, uma vez que a votação é secreta. ?Vamos conversar com os deputados, articular com os governadores, lideranças nacionais e fazer uma campanha institucional junto à opinião pública, mostrando aos brasileiros que a Câmara tem uma grande oportunidade de eleger um homem exemplar?, comentou.

continua após a publicidade

Apesar de não estar participando diretamente da articulação, Affonso Camargo aposta no fortalecimento da candidatura a partir de terça-feira, quando o partido anuncia oficialmente o apoio total à candidatura do paranaense. ?Depois do próprio Gustavo, o segundo voto mais certo para ele é o meu?, declarou. E para Luiz Carlos Hauly (PSDB), a questão da proporcionalidade levantada pela base aliada é ?conversa fiada?. Segundo ele, perante a necessidade da Câmara de recuperar sua imagem, a candidatura de Fruet é a salvação do partido, depois de o líder do PSDB, Jutahy Magalhães, anunciou apoio a Chinaglia.

No PFL paranaense, três dos cinco deputados eleitos estão se articulando em favor de Fruet. O deputado Alceni Guerra (PFL) afirmou que vai conversar com o líder do partido na Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), para tentar uma transferência de votos para o tucano. ?Nós tínhamos um compromisso para articular um voto consciente partidário e com a candidatura do Gustavo, não tem o que dizer?, declarou. Já o deputado Eduardo Sciarra (PFL) disse que está comunicando sua decisão de votar em Fruet à liderança do partido. Segundo Sciarra, deve haver uma reunião com membros no partido amanhã.

O presidente do PFL estadual, deputado Abelardo Lupion, acredita que a entrada de Fruet deixa a disputa sem favoritos. A situação ficou sem controle. Trouxe incerteza ao processo?, afirmou. Lupion disse que ainda não houve uma conversa entre os deputados paranaenses do partido para discutir uma posição conjunta.

continua após a publicidade

Na semana passada, a bancada nacional do PPS fechou apoio a Fruet, e o deputado federal Ratinho Jr. confirmou o voto ao tucano. O seu colega do PPS, Cezar Silvestri, não foi encontrado pela reportagem de O Estado, para dizer se irá seguir a orientação do partido.

No PP estadual por enquanto é dois a um, para Chinaglia contra Fruet. Ninguém quer Aldo. O presidente estadual do PP, deputado Dilceu Sperafico, revelou que, apesar da orientação do partido para se votar em Chinaglia, ele pretende aguardar o desenvolvimento da candidatura de Fruet. ?Eu, pessoalmente, penso em votar no Gustavo. Ele é especial, é do Paraná e representa a credibilidade, só não sei se dará tempo para sua candidatura crescer e não adianta entrar de cabeça numa candidatura que não deslanchar?, disse, informando que aguardará até a véspera do pleito para tomar sua decisão.

continua após a publicidade

Já o deputado Nelson Meurer (PP), disse que vai respeitar decisão dos parlamentares da legenda, que recomendou a votação em Chinaglia, em detrimento da candidatura de Aldo, por 22 votos a 8. Assim como ele, Ricardo Barros também é eleitor de Chinaglia.