PSDB crê no fortalecimento de Fruet

Os deputados paranaenses do PSDB e do PFL estão engajados na eleição de Gustavo Fruet para a presidência da Câmara. Diretamente envolvido da campanha, o deputado tucano Alfredo Kaefer disse que a estratégia é procurar dentro dos partidos deputados que não concordem com a opinião da liderança, uma vez que a votação é secreta. ?Vamos conversar com os deputados, articular com os governadores, lideranças nacionais e fazer uma campanha institucional junto à opinião pública, mostrando aos brasileiros que a Câmara tem uma grande oportunidade de eleger um homem exemplar?, comentou.

Apesar de não estar participando diretamente da articulação, Affonso Camargo aposta no fortalecimento da candidatura a partir de terça-feira, quando o partido anuncia oficialmente o apoio total à candidatura do paranaense. ?Depois do próprio Gustavo, o segundo voto mais certo para ele é o meu?, declarou. E para Luiz Carlos Hauly (PSDB), a questão da proporcionalidade levantada pela base aliada é ?conversa fiada?. Segundo ele, perante a necessidade da Câmara de recuperar sua imagem, a candidatura de Fruet é a salvação do partido, depois de o líder do PSDB, Jutahy Magalhães, anunciou apoio a Chinaglia.

No PFL paranaense, três dos cinco deputados eleitos estão se articulando em favor de Fruet. O deputado Alceni Guerra (PFL) afirmou que vai conversar com o líder do partido na Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), para tentar uma transferência de votos para o tucano. ?Nós tínhamos um compromisso para articular um voto consciente partidário e com a candidatura do Gustavo, não tem o que dizer?, declarou. Já o deputado Eduardo Sciarra (PFL) disse que está comunicando sua decisão de votar em Fruet à liderança do partido. Segundo Sciarra, deve haver uma reunião com membros no partido amanhã.

O presidente do PFL estadual, deputado Abelardo Lupion, acredita que a entrada de Fruet deixa a disputa sem favoritos. A situação ficou sem controle. Trouxe incerteza ao processo?, afirmou. Lupion disse que ainda não houve uma conversa entre os deputados paranaenses do partido para discutir uma posição conjunta.

Na semana passada, a bancada nacional do PPS fechou apoio a Fruet, e o deputado federal Ratinho Jr. confirmou o voto ao tucano. O seu colega do PPS, Cezar Silvestri, não foi encontrado pela reportagem de O Estado, para dizer se irá seguir a orientação do partido.

No PP estadual por enquanto é dois a um, para Chinaglia contra Fruet. Ninguém quer Aldo. O presidente estadual do PP, deputado Dilceu Sperafico, revelou que, apesar da orientação do partido para se votar em Chinaglia, ele pretende aguardar o desenvolvimento da candidatura de Fruet. ?Eu, pessoalmente, penso em votar no Gustavo. Ele é especial, é do Paraná e representa a credibilidade, só não sei se dará tempo para sua candidatura crescer e não adianta entrar de cabeça numa candidatura que não deslanchar?, disse, informando que aguardará até a véspera do pleito para tomar sua decisão.

Já o deputado Nelson Meurer (PP), disse que vai respeitar decisão dos parlamentares da legenda, que recomendou a votação em Chinaglia, em detrimento da candidatura de Aldo, por 22 votos a 8. Assim como ele, Ricardo Barros também é eleitor de Chinaglia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo