PSB recorrerá ao TRE para garantir mandato de Chalita

O PSB vai entrar na semana que vem com pedido de justa causa no Tribunal Regional Eleitoral em São Paulo (TRE-SP) para resguardar o mandato do vereador Gabriel Chalita, que trocou o PSDB pelo PSB no início de outubro. A iniciativa é uma resposta à ação ajuizada na segunda-feira pelos tucanos para tentar reaver o cargo do pessebista, que mudou de partido para concorrer ao Senado em 2010. A ação ajuizada se baseia em determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2007, reconhecendo que o mandato político é da legenda pela qual o candidato foi eleito, e não do ocupante da vaga.

O presidente municipal do PSB em São Paulo, o vereador Eliseu Gabriel, antecipou que os advogados da legenda discutem os detalhes do pedido que será impetrado na próxima semana. De acordo com o pessebista, a defesa irá alegar que o PSDB mudou suas bandeiras ideológicas, contrariando posições históricas defendidas por líderes como Franco Montoro e Mário Covas. Outro argumento que será empenhado é o de que Chalita trocou de legenda por ter sido perseguido por lideranças tucanas, que refutaram alguns de seus programas para a área de Educação durante seu primeiro ano como vereador na legislatura atual.

“Chalita foi perseguido pelo PSDB. Ele foi importunado por suas ações e ideias”, apontou Eliseu. “Vamos lutar pelo mandato dele e teremos como argumento central a incompatibilidade ideológica entre o que é o PSDB e o que a sigla foi”, emendou.

De acordo com o presidente do PSB em São Paulo, o vereador deixou a legenda para não “passar o resto da vida sendo perseguido pelos tucanos”. O discurso de Eliseu é afinado ao de Chalita que, no início de outubro, acusou o PSDB de ter tentado calá-lo durante sua trajetória política na sigla. O vereador ingressou no PSB lançando críticas contra as lideranças tucanas no Estado de São Paulo, com destaque à gestão do governador José Serra na área da Educação.

Além da ação ajuizada nesta semana, a previsão é de que uma nova seja impetrada no TRE-SP para tentar reaver o mandato de Chalita. O pedido será movido em nome de Aníbal de Freitas Filho, primeiro suplente do PSDB no Legislativo municipal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna