Integrantes da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, os deputados federais Eduardo Sciarra (DEM) e Ratinho Junior (PSC) entregaram ontem ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, as provas do que consideram uso político da TV Educativa do Paraná. O presidente da Comissão, deputado Julio Semeghini ( PSDB-SP), acompanhou os deputados paranaenses ao encontro.
A visita de Sciarra e Ratinho Junior ao ministro é um desdobramento da aprovação, pela Comissão de Ciência e Tecnologia, de um pedido de informações ao Ministério das Comunicações sobre denúncia feita por deputados estaduais paranaenses, que acusam o governo do Estado de deturpar as finalidades de uma emissora de caráter educativo. A pedido dos deputados estaduais do bloco de oposição ao governo na Assembléia Legislativa, a comissão pediu providências ao ministro.
Sciarra e Ratinho disseram ao ministro que o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), se serve da emissora para atacar seus adversários políticos. O presidente da comissão comentou que no momento em que o governo discute a criação da emissora pública de televisão, é necessário discutir os limites do uso que os governantes podem fazer desse instrumento de comunicação. Sciarra disse que o governador tem ultrapassado esses limites e citou como exemplo a transmissão das reuniões semanais da escola de governo.
Conforme Sciarra, o ministro recebeu a documentação e informou que vai examinar o caso, devendo dar uma resposta à comissão nos próximos dias. ?O ministro disse que as TVs públicas têm funcionado exemplarmente em outros estados, como São Paulo, Minas e Ceará, onde os governos evitam todo e qualquer uso político da televisão. Mas comentou que não é a primeira vez que ouve notícias sobre os desvios que vêm ocorrendo no Paraná?, afirmou Sciarra.