Protesto contra projetos do governo federal reúne 2 mil em Salvador

Convocada pela Central Única dos Trabalhadores na Bahia (CUT-BA), uma passeata de integrantes de sindicatos e trabalhadores de diversas áreas reuniu cerca de 2 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, na tarde desta sexta-feira, 29, em Salvador.

A manifestação, que cumpriu o trajeto entre a Avenida Antônio Carlos Magalhães e a sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), passando pela Avenida Tancredo Neves, no centro financeiro de Salvador, foi acompanhada à distância por equipes da PM. A passeata, iniciada por volta das 15 horas, foi concluída às 16h30, sem registros de vandalismo ou de confrontos. Apesar da movimentação, o trânsito de veículos não chegou a ser interrompido na região.

Segundo a direção da CUT-BA, participaram da mobilização representantes de professores, bancários, trabalhadores da indústria petroquímica, da construção civil e dos Correios. Eles protestam contra as medidas de austeridade fiscal propostas pelo governo e contra o projeto de lei que prevê a terceirização de mão-de-obra para as atividades-fim das empresas, que tramita no Senado. “Este é apenas o primeiro movimento, que pode evoluir para uma greve geral”, diz o presidente da central sindical baiana, Cedro Silva. “Vamos continuar as mobilizações enquanto eles insistirem na aprovação desses projetos.”

Na Bahia, manifestantes bloquearam, durante a manhã, trechos das principais rodovias do Estado, a BR-324 (que liga Salvador a Feira de Santana), a BR-101, na altura de Feira de Santana, e a BA-525, conhecida como Via Parafuso, principal ligação entre a capital e o Pólo Industrial de Camaçari, na região metropolitana de Salvador.

Além disso, o sistema de trens que liga o Subúrbio Ferroviário à Cidade Baixa da capital não funcionou durante o dia, assim como a maioria das escolas das redes estadual e municipal de ensino. As agências bancárias das principais cidades baianas foram abertas com uma hora de atraso.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna