O candidato a governador pela Coligação Vote 12, Alvaro Dias (PDT), voltou a enfatizar ontem que seu plano de governo prevê estímulo ao surgimento de 520 mil empregos em quatro anos. “Não vou prometer zerar o desemprego porque isso seria mentir para o eleitor. Mas vou estimular a geração de empregos de forma a reduzir o atual índice no estado, que está acima da média nacional de 8%, atingindo cerca de 9,3%”, afirmou.
Alvaro explicou que seu projeto de desenvolvimento econômico pretende estimular a geração de emprego e renda de forma equilibrada por todas as dez mesorregiões do estado. O candidato explicou que a criação do Banco do Emprego e da Produção (BEP), a ser instalado com filiais em cada uma das dez mesorregiões, irá facilitar a distribuição do capital e da atividade produtiva por todo o estado. De acordo com o candidato, o BEP garantirá o acesso ao crédito com juros baixos ao pequeno e micro empreendedor, atuando nos moldes do Banco Social, porém, com mais força porque contará com o fundo de aval do BNDES.
O BEP estará disponível em cada uma das cidades sedes das associações de municípios das dez mesorregiões, bem como na capital, para disponibilizar 90% dos recursos do financiamento provenientes do estado e 10% das prefeituras, numa parceria com o programa Municípios em Ação. “Vamos instalar uma ampla política de crédito ao pequeno empresário que inclui, também, financiamentos por meio de outras instituições como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.