O projeto de lei que cria a Região Metropolitana de Cascavel, de autoria do governo do Estado, recebeu ontem uma emenda para que seja instituída também a Região Metropolitana de Foz do Iguaçu. O deputado Dobrandino da Silva (PMDB) afirmou que, no projeto apresentado, Foz do Iguaçu estava incluída na região de Cascavel. ?Mas eu e outros deputados entendemos que Foz do Iguaçu comporta uma região metropolitana própria?, disse.

continua após a publicidade

Segundo Dobrandino, se aprovada a emenda, será necessária a criação de estruturas e cargos para organizar a coordenadoria do órgão regional. O deputado afirmou que conversou com o governador a respeito da criação da região metropolitana para Foz do Iguaçu e Requião não se manifestou contra a idéia.

No projeto, são colocados como interesses metropolitanos: planejamento integrado do desenvolvimento socioeconômico e cultural, saneamento básico, abastecimento de água, rede de esgoto e serviços de limpeza pública, uso do solo, aproveitamento dos recursos hídricos e controle ambiental, além de planejamento de transportes e sistemas viários.

O projeto pode receber nova emenda, do deputado Jocelito Canto (PTB), para que seja também criada a Região Metropolitana de Ponta Grossa. Como justificativa, Canto alega que a cidade é a terceira em arrecadação de ICMS do Estado. A deputada Elza Correia, porém, disse que é contra um projeto desses para Ponta Grossa, porque, segundo ela, é preciso realizar estudos detalhados para se verificar a possibilidadede criação de uma região metropolitana.

continua após a publicidade