Programa servirá de termômetro do PSDB

O PSDB exibe seu programa estadual em horário eleitoral gratuito na próxima segunda-feira, dia 30, quando vai revelar um pouco de como está se organizando para as eleições do próximo ano. Apesar da aparência de unidade reforçada pelo programa, a abordagem da sucessão estadual do próximo ano gerou uma queda-de-braço interna que, aparentemente, foi vencida pelo grupo dos deputados Hermas Brandão e Valdir Rossoni. O pivô da discórdia, uma pesquisa eleitoral mostrando a posição do senador Alvaro Dias na disputa para o governo, vai ficar de fora do programa. Pelo menos, na programação divulgada ontem pela assessoria tucana, não estava prevista a exibição dos seus resultados.

A pesquisa é uma das armas de Alvaro para tentar esfriar o entusiasmo que tomou conta da maioria do PSDB, disposto a sacrificar uma candidatura própria ao governo em favor de uma aliança com o PDT em torno de uma candidatura do senador Osmar Dias. Na sondagem, o senador tucano aparece bem situado, mas a direção do partido consultou a direção nacional e a avaliação foi que o PSDB não deveria precipitar o debate eleitoral, já que o desrespeito à legislação no horário reservado ao partido poderia resultar numa punição futura, em que seriam subtraídos preciosos minutos nos próximos programas, cuja exibição coincidirá com momentos decisivos sobre as eleições de 2006.

Além disso, o grupo que comanda atualmente o diretório, sob a presidência do líder da oposição na Assembléia Legislativa, Valdir Rossoni, não está interessado em alimentar o projeto de Alvaro, considerado um empecilho ao acordo com o senador Osmar Dias.

Estrelas

Alvaro ganhou o seu espaço, mas conforme o material divulgado pelo partido, seu tema está longe do Paraná. Em sua intervenção, o senador tucano vai abordar a situação nacional. A performance nacional do PSDB também tem espaço reservado no programa com a participação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito de São Paulo, José Serra. E há ainda uma gravação com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, que também está na fila para ser exibida. Os nomes locais, além de Alvaro, que têm espaço no programa são o deputado federal, Gustavo Fruet, que faz a sua estréia em programas tucanos e o prefeito de Curitiba, Beto Richa. Participam também, os deputados federais Luiz Carlos Hauly e Affonso Camargo. Rossoni e Brandão vão ser os âncoras do programa, apresentando os demais deputados estaduais. "Nós vamos mostrar a força do partido no Paraná e as experiências de governo do PSDB em importantes cidades", disse o presidente regional tucano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo