Professores “laranjas podres” azedam campanha

O comentário do candidato ao governo do Estado Beto Richa (PSDB) de que alguns professores seriam “laranjas podres” foi repercutido pelo seu principal adversário na disputa, o senador Osmar Dias (PDT).

Em campanha por Apucarana na semana passada, Beto concedeu entrevista ao jornal local Tribuna do Norte, na qual o candidato disse que o Paraná não precisa desse tipo de pessoas, os “laranjas podres”, referindo-se a um movimento que circula pela internet e mensagens que foram disparados com críticas a ele e pedidos de apoio ao candidato do PDT, feito por alguns integrantes da categoria.

Segundo declaração de Beto, essas mensagens estariam sendo distribuídas inclusive por alguns chefes de núcleos regionais de educação.””Não precisamos de professores como esses, que estão denegrindo a imagem da categoria. São ‘laranjas podres’ que não vão contaminar os demais professores. Vamos trocar esses chefes de núcleo que agem dessa forma porque têm medo de perder o emprego”, defendeu-se Beto durante a entrevista.

Para Osmar Dias, o comentário do candidato do PSDB foi considerado imaturo, conforme discursou ontem na sua passagem pelo município de Cambé. “Quem chama professor de laranja podre não merece o respeito das nossas crianças, nas nossas mães e das nossas famílias”, reagiu.

Otimista com o apoio de membros da categoria, Osmar disse ainda acreditar que “ventos estão soprando a favor da nossa candidatura”. Osmar aproveitou a deixa e fez mais uma crítica à candidatura adversária.

“Estamos unindo as pessoas que não querem ver o Estado entregue de novo nas mãos de meia dúzia de tubarões que querem lucrar com o suor dos trabalhadores”, atacou.

Debate

Tanto Osmar como Beto confirmaram presença no debate que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) promove na manhã de hoje, assim como os demais cinco candidatos ao governo.

O tema central a ser abordado, como não poderia deixar de ser, é educação. Cada candidato a governador recebeu um documento com as definições estabelecidas na última Conferência Estadual da Educação, na qual os professores e demais trabalhadores da educação discutiram propostas e formularam uma pauta de reivindicações da categoria, além da carta-compromisso que a categoria deve entregar para ser assinada pelos candidatos no final do debate.

O encontro acontece às 9h, no Teatro Fernanda Montenegro (Shopping Novo Batel), em Curitiba, e será transmitido ao vivo pelo portal da APP (www.appsindicato.org.br). À noite, também, os dois voltam a se encontrar – juntamente com os candidatos Paulo Salamuni (PV) e Luis Felipe Bergmann (PSOL) – em debate na Rede Massa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna