Foto: Arquivo

Léger: no TC desde 1994.

continua após a publicidade

O procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TC), Gabriel Guy Léger, foi o primeiro candidato a se inscrever na Assembléia Legislativa para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas.

Ex-procurador da Fazenda Nacional, Léger está desde 1994 no TC, onde já exerceu a função de procurador Geral do MP.

De acordo com a Mesa Executiva da Assembléia Legislativa, o prazo de inscrições será encerrado na próxima quarta-feira, dia 2.

Na segunda-feira, dia 30, os partidos irão indicar seus representantes na comissão especial que vai sabatinar os candidatos à vaga que pertencia ao conselheiro Henrique Naigeboren, aposentado compulsoriamente aos 70 anos.

continua após a publicidade

A comissão é formada por cinco integrantes, assim dividida entre os partidos: PT, PMDB, DEM e PSDB deverão indicar um integrante cada. Já o PP e PDT, além dos blocos PPS-PMN, PTB-PR e PSB-PRB-PV terão que fazer um sorteio para indicar o quinto nome na composição da comissão.

No início da semana, é esperada a inscrição do secretário estadual de Educação, Maurício Requião. Ele tem o apoio da bancada governista em plenário e é o favorito para obter a maioria absoluta em plenário, garantindo a indicação já no primeiro turno.

continua após a publicidade

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Durval Amaral (DEM), também é cotado. Amaral, porém, não confirmou a inscrição, assim como também está pendente a apresentação da candidatura do deputado estadual Caíto Quintana (PMDB).

Ontem, o líder da bancada de oposição, Valdir Rossoni (PSDB), disse que a bancada de oposição irá indicar um novo nome para a disputa se Amaral desistir de concorrer. ?Em qualquer circunstância, apresentaremos uma pessoa altamente gabaritada, com qualificações técnicas, para promover um bom debate e concorrer à vaga. Pelos requisitos exigidos, ao que parece, o secretário Maurício só atende um deles, aquele referente à idade, já que ele deve ter mais de 35 e menos de 65 anos?, atacou.

A eleição deverá ocorrer na próxima semana, antes do início do recesso, marcado para o dia 17 de julho. Para se chegar ao nome do indicado à vaga, o candidato terá que obter entre os 54 votos, no mínimo 28. Caso esse número não seja alcançado, uma nova votação será realizada entre os dois candidatos mais votados. Se houver empate, vencerá o candidato mais idoso.