Procurador diz que tem paranaenses na mira

Políticos paranaenses estão na mira do procurador da República Luiz Fernandes de Souza, que esteve ontem em Curitiba para participar do lançamento do Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral, lançado pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Ele não quis aprofundar as informações, mas adiantou que envolvem Caixa2, bingos e uso de ” laranjas” em operações ilícitas. Daqui há 15 ele entrega os documentos na Receita Federal e espera que o procurador Geral da União, Geraldo Brindeiro, abra inquérito.

De acordo com Souza, ele e outros procuradores, começaram as investigações em 1999 e agora elas já estão concluídas. Brincando, disse que vai rezar para que Brindeiro acate a denúncia. Durante a entrevista coletiva os jornalistas pediram mais detalhes, mas ele recusou-se a dá-los.

Investigações

Além deste processo, o procurador afirma que está em curso outra investigação, há sete meses, envolvendo político paranaense integrante do Conselho de Administração da Gtech, empresa que gerencia o Bolsa Escola, cartão SUS e outros serviços da Caixa. O conselheiro receberia R$ 53 mil reais por mês para executar suas funções. O procurador aponta duas irregularidades: a empresa teria sido contratada sem licitação e estaria lucrando 300 milhões de reais por ano, sendo que se o mesmo serviço fosse feito pela Caixa, o valor seria reduzido para 60 milhões. Além disto teria havido uma ampliação das atividades da empresa, que não constava no contrato inicial.

Na entrevista Souza defendeu a realização de uma auditoria na dívida externa do Brasil. Lembrou que em 2000 foi feito um plebiscito onde 6 milhões de pessoas votaram pela investigação, mas nada foi feito. Se está tudo certo com os empréstimos e o crescimento proporcionado por eles, porque não ter transparência e mostrar para o país, questiona o polêmico procurador.

Souza destacou a importância de movimentos sociais para combater a corrupção e oferecer denúncias ao Ministério Público. Com este objetivo é que foi criado nacionalmente o Comitê 9840, uma iniciativa do Mutirão Nacional da Superação da Miséria da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil; Conselho Nacional de Leigos; Movimento pela Ética na Política e Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo