Políticos paranaenses estão na mira do procurador da República Luiz Fernandes de Souza, que esteve ontem em Curitiba para participar do lançamento do Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral, lançado pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Ele não quis aprofundar as informações, mas adiantou que envolvem Caixa2, bingos e uso de ” laranjas” em operações ilícitas. Daqui há 15 ele entrega os documentos na Receita Federal e espera que o procurador Geral da União, Geraldo Brindeiro, abra inquérito.
De acordo com Souza, ele e outros procuradores, começaram as investigações em 1999 e agora elas já estão concluídas. Brincando, disse que vai rezar para que Brindeiro acate a denúncia. Durante a entrevista coletiva os jornalistas pediram mais detalhes, mas ele recusou-se a dá-los.
Investigações
Além deste processo, o procurador afirma que está em curso outra investigação, há sete meses, envolvendo político paranaense integrante do Conselho de Administração da Gtech, empresa que gerencia o Bolsa Escola, cartão SUS e outros serviços da Caixa. O conselheiro receberia R$ 53 mil reais por mês para executar suas funções. O procurador aponta duas irregularidades: a empresa teria sido contratada sem licitação e estaria lucrando 300 milhões de reais por ano, sendo que se o mesmo serviço fosse feito pela Caixa, o valor seria reduzido para 60 milhões. Além disto teria havido uma ampliação das atividades da empresa, que não constava no contrato inicial.
Na entrevista Souza defendeu a realização de uma auditoria na dívida externa do Brasil. Lembrou que em 2000 foi feito um plebiscito onde 6 milhões de pessoas votaram pela investigação, mas nada foi feito. Se está tudo certo com os empréstimos e o crescimento proporcionado por eles, porque não ter transparência e mostrar para o país, questiona o polêmico procurador.
Souza destacou a importância de movimentos sociais para combater a corrupção e oferecer denúncias ao Ministério Público. Com este objetivo é que foi criado nacionalmente o Comitê 9840, uma iniciativa do Mutirão Nacional da Superação da Miséria da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil; Conselho Nacional de Leigos; Movimento pela Ética na Política e Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania.