Osmar Dias – 12

continua após a publicidade

Osmar Fernandes Dias, 58 anos
Engenheiro Agrônomo
Coligação A União faz um novo amanhã (PDT – PMDB – PT – PSC – PCdoB)
Vice: Rodrigo Rocha Loures
Senador por dois mandatos (1995-2010)
Secretário de Agricultura dos governos Alvaro Dias (1987-1990) e Roberto Requião (1991-1994). Disputou o governo do Estado em 2006, perdendo
o segundo turno para Requião por 10 mil votos.

PRINCIPAIS PROPOSTAS

Educação em Tempo Integral; Escolas Técnicas; Núcleos de Profissionalização; Cursos Técnicos voltados às vocações dos arranjos produtivos locais; Cursos Superiores Noturnos na Região Metropolitana de Curitiba (Universidade Metropolitana). Manter e ampliar todos os programas sociais dos governos estadual e federal como o Leite das Crianças, a Tarifa Social da Sanepar, e o Luz Fraterna, além do Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Projovem.

continua após a publicidade

Ampliar a faixa de faturamento das microempresas com direito à isenção fiscal para R$ 720 mil/ano. Construção de hospitais entre Colombo e Almirante Tamandaré; entre Mandirituba e Fazenda Rio Grande; Centros de Especialidade em Medianeira e Umuarama; Centros da Criança e da Mulher; e Clínica de Drogados. Batalhões policiais na Fronteira; na Zona Norte de Londrina; no Litoral. Plano de carreira para policiais militares e civis. Defesa das empresas públicas.

Avanilson Araújo – 16

continua após a publicidade

Avanilson Alves Araújo, 36 anos
Advogado
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)
Vice: Ivan Ramos Bernardo
Advogado do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), foi membro da coordenação nacional do movimento. Participou de investigação que levou ao pedido de cassação do prefeito de Sarandi, Milton Martini, acusado de compras irregulares, em março deste ano.

PRINCIPAIS PROPOSTAS

É a favor da reforma agrária e ao não pagamento das dívidas interna e externa, para que se possa usar o recurso para acabar com o déficit de moradias, construindo 300 ml casas habitacionais no Estado. Quer o fim da Lei de Responsabilidade Fiscal para investir nos serviços públicos e para melhorar os salários dos funcionários públicos.

Defende a estatização das estradas e o fim da cobrança do pedágio. Propõe retomar o controle sobre o sistema ferroviário e dobrar o salário mínimo imediatamente. Sugere prisão e confisco dos bens de corruptos, além de redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais.

Amadeu Felipe – 21

Amadeu Felipe da Luz Ferreira, 64 anos
Militar
PCB – Partido Comunista Brasileiro
Vice: Gilberto Gomes
Foi secretário-geral da Prefeitura de Londrina e subsecretário de Indústria e Comércio do Paraná. Disputou a prefeitura de Londrina em 2008, ficando na 9ª posição com 0,3% dos votos.

PRINCIPAIS PROPOSTAS

Sustenta seu programa na Reforma Agrária e oferta de saúde e educação gratuita para todos os cidadãos. Diz que é candidato por não concordar com o modo com os grupos políticos paranaenses tratam a classe trabalhadora.

Diz que, em seu primeiro dia de governo baixará três decretos: para garantir o acesso à saúde e à educação para todas as pessoas, e o outro para fazer a reforma agrária.

Pelo programa do PCB, o desenvolvimento científico e tecnológico, o direito universal a Educação e a Cultura, como nas demais áreas vitais para o desenvolvimento humano social devem ter caráter predominantemente estatal, de acesso universal e alta qualidade, com o aumento radical de sua participação nos orçamentos e com a instauração de mecanismos de controle direto pelos trabalhadores.

Robinson de Paula – 28

Robinson Luis Cordeiro de Paula, 32 anos
Policial Milit,ar
PRTB – Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
Está com a candidatura contestada no Tribunal Regional Eleitoral pelo próprio partido, que tenta substituí-lo.

PRINCIPAIS PROPOSTAS

Policial de carreira, baseia suas propostas na questão da Segurança Pública.

Promete aumentar o efetivo das polícias Militar e Civil, contratando 500 policiais por ano, e construir novos presídios.

Descentralizar o atendimento à saúde e reduzir a estrutura burocrática da Secretaria para que os recursos cheguem aos municípios. Na educação, promete reajustar o salário dos professores e reduzir o tempo em sala de aula.

Quer incentivar a cultura e o esporte nas escolas. Atrair a iniciativa privada para o Estado, através de incentivos fiscais. Criar a Secretaria da Mulher, do Idoso e das Pessoas Especiais. Construir a Zona de Livre Comércio da Região Sul, nos moldes da Zona Franca de Manaus, como parte de seu programa Desemprego Zero.

Paulo Salamuni – 43

Paulo Salamuni, 49 anos
Servidor público municipal
Partido Verde (PV)
Vice: Flávia Romagnoli
Teve cinco mandatos como vereador de Curitiba. Já foi secretário municipal do Desenvolvimento Social; diretor do Instituto de Terras, Cartografia e Florestas do Paraná; presidente da União dos Vereadores do Paraná e presidente da Associação dos Procuradores de Curitiba.

PRINCIPAIS PROPOSTAS

Defende uma política ampla de prevenção aos desastres naturais; manutenção dos programas ambientais bem-sucedidos (Matas Ciliares, Paraná Biodiversidade, Pro-atlântica, Gestão de Bacia Hidrográfica, Desperdiço Zero, Aquecedor Solar e Cultivando Água Boa). Incentivo à agricultura orgânica. Pretende consolidar a Fundação Araucária como uma agência de fomento científico de visibilidade nacional, destinando mais recursos à instituição.

Promete desburocratizar a distribuição dos medicamentos extraordinários e excepcionais. Quer recuperar a ‘Cidade das Ciências‘ (Parque Castelo Branco), para fazer um museu interativo, destinado a estudantes. Estabelecimento de educação integral no ensino médio de responsabilidade do Estado, com a implantação de 10% a cada ano.

Beto Richa – 45

Carlos Alberto Richa, 45 anos
Engenheiro civil
Coligação Novo Paraná (PSDB, DEM, PSB, PP, PPS, PTB, PMN, PHS, PTC, PSDC, PRP, PTN, PSL e PRB)
Vice: Flávio Arns (PT)
Foi deputado estadual de 1994 a 2000. Disputou o governo do Estado pela primeira vez em 2002, quando ficou em terceiro lugar. Foi eleito prefeito de Curitiba, em 2004 e 2008. Abriu mão do segundo mandato para concorrer ao governo.

PRINCIPAIS PROPOSTAS

Pretende implantar o programa Mãe Paranaense, com atendimento integral à gestante e ao bebê, acompanhamento do pré-natal com exames e consultas, incluindo o parto e a atenção do recém-nascido até um ano de idade. Ainda na área da saúde, quer implantar o resgate aéreo: quatro helicópteros para atender situações de urgência e emergência, com bases em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.

Promete zerar ICMS sobre o óleo diesel e baixar a passagem de ônibus. Diz que vai pavimentar 1,2 mil quilômetros de estradas; construir novas delegacias, penitenciárias e aumentar o efetivo de policiais.

Comprometeu-se a não privatizar nenhuma empresa pública. Para o Porto de Paranaguá, suas propostas são: gestão ambiental, dragagem, modernização administrativa, adoção de nova tecnologia portuária e ampliação do cais. Despolitizar o tema pedágio, negociando com as pedageiras a redução da tarifa.

Luiz Bergmann – 50

Luiz Felipe Bergmann, 50 anos
Funcionário Público Federal
PSOL – Partido Socialismo e Liberdade
Vice: Dr. Alex
Ex-filiado ao PT. foi um dos fundado,res do PSOL, em 2003. Atualmente, preside a legenda no Paraná. Disputou o governo do Estado em 2006, ficando em sexto lugar com 0,28% dos votos válidos

PRINCIPAIS PROPOSTAS

Fazer a transição entre o capitalismo e o ‘ecossocialismo‘, o que significa reconhecer que as tragédias ambientais são decorrentes das atividades humanas, e mais especificamente, daquelas relacionadas ao desenvolvimento do sistema capitalista.

Reforma Agrária como prioridade número um, para resolver não só o problema do campo como o das periferias, da Segurança Pública e do desenvolvimento econômico e social. Limitação das propriedades rurais.

Controle social, desprivatização e democratização do estado. Reforma urbana para garantir moradia digna a todos. Na saúde, nenhum dinheiro público para empresa ou instituição privada.

Políticas sociais para reparar as históricas injustiças com as populações tradicionais. Combater opressões às mulheres, LGBTTs, negros, negras e indígenas.