Primeiro vice da Câmara governa Curitiba por 5 dias

Presidente da Comissão de Serviço Público da Câmara Municipal e 1.º vice-presidente da Câmara, o vereador Jair Cezar (PTB) assumiu ontem a Prefeitura de Curitiba, sucedendo ao prefeito Beto Richa (PSDB), ao vice-prefeito Luciano Ducci (PSDB) e ao presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB), que também estão licenciados neste final de ano. Jair Cezar permanece no cargo até domingo, dia 31 de dezembro, quando Ducci retorna de viagem e assume interinamente a Prefeitura até a volta de Beto, no dia 8 de janeiro. Beto viaja amanhã para o Caribe, onde passa o réveillon junto com a família.

Beto reassumirá o cargo no início do ano já pressionado a dar a largada para o projeto de reeleição em 2008. Um segundo mandato para o tucano é apontado como o principal projeto do partido no Paraná e etapa fundamental para a disputa do governo do Estado em 2010.

Já há um grupo de vereadores conversando com o prefeito sobre uma troca de auxiliares, no primeiro semestre de 2007, para substituir alguns dos atuais integrantes da equipe que serão candidatos à Câmara Municipal, em 2008. Na volta das férias, o prefeito prometeu aos vereadores estudar o assunto, principalmente sobre substituições dos administradores regionais, apontados pelos vereadores da base de apoio de Beto como concorrentes antecipados.

Posse

A transmissão de cargo para Jair Cezar foi no início da tarde, no Salão Brasil da Prefeitura, com a participação de vereadores, secretários municipais, líderes comunitários e representantes de associações de moradores. Ao assumir o cargo, Jair Cezar agradeceu a confiança do prefeito e disse que pretende, neste período, fazer uma série de visitas a instituições, vistoriar obras, receber autoridades que visitam Curitiba, e despachar com auxiliares.

O prefeito elogiou o vereador que tomou posse pela primeira vez como prefeito. Beto disse que conhece a dedicação e a capacidade de trabalho de Jair Cezar e se referiu a ele como o ?prefeito do Bairro Alto?, uma das regiões da cidade onde o vereador atua e se constitui na sua principal base eleitoral. ?É uma pessoa que trabalha muito pela cidade, que está sempre lutando pelas regiões que representa, ajudando o poder público ao reivindicar obras e projetos procedentes, que atendem a demanda da comunidade?, afirmou Beto.

Balanço

Em seu discurso, na transmissão do cargo, Beto destacou as ações realizadas nos dois primeiros anos de mandato e creditou à equipe de secretários, auxiliares e aos servidores municipais em geral as sucessivas conquistas da cidade. ?Agradeço a toda a equipe a colaboração, competência e dedicação, o que nos auxilia muito no trabalho de implantar projetos e ações que melhorem a vida das pessoas.?

Ele disse que sua administração está sendo marcada por avanços obtidos em setores como educação, saúde e infra-estrutura. ?Nossos alunos municipais tiveram o melhor desempenho entre as capitais brasileiras, com o primeiro lugar em matemática e o segundo em língua portuguesa?, disse Beto.

O prefeito citou que o Banco Mundial considerou a saúde em Curitiba como a melhor do Brasil e que, há pouco tempo, a cidade obteve o quarto lugar no ranking dos melhores roteiros de turismo, da revista Viagem, à frente inclusive, de cidades como Salvador e Fortaleza.

Beto mencionou ainda uma reportagem da revista Veja, em que Curitiba aparece como a melhor cidade para investimentos no País. ?Isso tudo é possível graças à parceria com a população, à transparência, diálogo e ao trabalho de toda a equipe, além da excelente relação que temos com a Câmara de Vereadores e com os parlamentares paranaenses?, afirmou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo