Pela primeira vez, eleitores que estão cumprindo pena provisória terão direito ao voto no Paraná. A resolução 23.219, baixada este ano pelo TSE, garantiu o direito de votos aos presos provisórios e adolescentes que cumprem medidas sócioeducativas.

continua após a publicidade

No Paraná, 281 presos provisórios se cadastraram para votar. Entre eles, estão 50 adolescentes, 35 mulheres e 196 homens. As seções eleitorais funcionarão no Centro de Socioeducação São Francisco (Unidade de Internação de Adolescente), Penitenciária Feminina do Paraná, em Piraquara, Centro de Detenção Provisória de São José dos Pinhais e Casa de Custódia de Curitiba, em Araucária.

No Centro de Socioeducação São Francisco, 100 adolescentes cumprem penas de privação de liberdade na unidade. Destes, irão votar 49 rapazes com idade entre 16 e 21 anos e que manifestaram o interesse de participar da eleição.

A emissão dos títulos eleitorais foi feita na própria unidade por uma equipe da 155.ª Zona Eleitoral de Piraquara. Para informar os adolescentes sobre as eleições, o Centro preparou uma série de atividades durante a campanha eleitoral.

continua após a publicidade

Os membros das mesas receptoras de votos foram nomeados entre servidores indicados pelo Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen), Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, na Secretaria de Estado da Criança e da Juventude, Casa Militar, Ministério Público Federal e Estadual e Ordem dos Advogados do Brasil. Em todo o país, vinte e seis estados realizarão votações para os presos provisórios.