O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou ontem o juiz federal José de Castro Meira, do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região ( Recife), para ocupar o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça na vaga aberta com a aposentadoria do ministro paranaense Milton Luiz Pereira, ocorrida em dezembro do ano passado.
Castro Meira integrava lista tríplice com os juízes federais Plauto Afonso da Silva Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 1?ª Região (Brasília), e Manoel Lauro Volkmer de Castilho, do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (Porto Alegre), que atuou também em Curitiba. Castro Meira, natural de Livramento do Brumado, integra a Justiça Federal desde 1976 e tornou-se membro do TRF da 5.ª Região em 1989. Chegou a presidir o órgão em 1993. É formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, tem mestrado em Direito e pós-graduação em Comércio Exterior. Como juiz federal atuou na Bahia e em Sergipe até ir para o Recife, ocupar o cargo no TRF. Possui várias obras publicadas.
Agora ele será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Depois seu nome será apreciado em plenário, para a posterior nomeação pelo presidente e sua posse como ministro do STJ.