O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Brito, fez um pronunciamento ontem, 27, estimulando o comparecimento dos eleitores de Londrina à votação suplementar de amanhã, 29, que irá escolher os novos prefeito e vice-prefeito da cidade.
O áudio do pronunciamento foi distribuído pelo Tribunal Regional Eleitoral para as emissoras de rádios da região. Durante a semana, foi divulgada uma pesquisa mostrando desinteresse da população pelo segundo turno, o que levou os comitês de campanha dos dois candidatos, deputados Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Neto (PDT), a temerem um alto índice de abstenção na votação de amanhã.
Ayres Brito pediu à população que não se deixe abater pelo fato de estar voltando às urnas pela terceira vez para escolher o futuro administrador da cidade. “Estou mandando essa mensagem de estímulo ao comportamento do eleitor. Para que não deixe passar essa oportunidade. Se o voto é um dever, é também um direito. E que ninguém estranhe demasiadamente este fato de ter uma terceira eleição. Em todo o Brasil, houve problemas e percalços”, disse o ministro.
Ele destacou que, além de Londrina, outras quatro cidades também fazem nova eleição neste domingo: Itapé (BA) e Guarani D’Oeste, Igaraçu do Tietê e Lupércio (SP). O ministro citou que, este ano, mais de trinta cidades já fizeram novas eleições e que faz parte do jogo da democracia.
“A democracia é o governo da maioria. Mas é preciso que o vencedor se haja com absoluta legitimidade na sua vitória, sob pena de decair de posição”, disse o presidente do TST, responsável pela reviravolta jurídica que resultou na cassação do registro do deputado estadual Antonio Belinati (PP), o vencedor da primeira eleição.
Ayres Brito disse que todos os cidadãos com direito a voto devem comparecer às urnas, apesar dos problemas registrados no processo eleitoral do ano passado. “A Justiça, às vezes, se vê na contingência de adotar uma medida. Mas isso faz parte da rotina, do processo democrático. Há muitos precedentes neste sentido. Que todos compareçam e votem”, afirmou o ministro.
Na antevéspera da eleição, Hauly e Barbosa Neto tiveram o reforço de alguns dos principais dirigentes dos seus partidos. Os senadores Alvaro Dias (PSDB) e Osmar Dias (PDT) atuaram como cabos eleitorais dos dois candidatos.
Durante dois dias, Osmar participou de caminhadas e visitas aos eleitores londrinenses. O senador esteve em vários distritos, onde em 2006 obteve 77% dos votos na eleição ao governo do Estado.
Alvaro decidiu até mesmo se licenciar do mandato durante a semana para ajudar na campanha de Hauly. Apontado como uma das lideranças mais populares em Londrina, o senador tucano está apostando na vitória de Hauly, que seria um importante aliado para seu projeto de ser indicado candidato ao governo no próximo ano.