DECISÃO DO CNJ

Presidente do TSE defende flexibilização de atendimento em tribunais

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, defendeu nesta quinta-feira (14) a decisão do Conselho Nacional de Justiça de flexibilizar o horário de atendimento nas unidades judiciárias no país. Em decisão tomada na terça-feira (12), o conselho liberou as cortes estaduais de funcionar ininterruptamente das 9h às 18h, desde que comprovem ter poucos servidores, além da influência de “costumes locais”.

“Penso que é uma medida salutar a uniformização dos horários em todo o Brasil. Evidentemente, existem diferenças regionais que precisam ser respeitadas também”, disse. “Questões de clima, o próprio regime de trabalho dos funcionários. A meu ver, uma alteração abrupta não pode ser feita. Compreendo que aqueles que recorrem ao Judiciário devem ser atendidos ao longo do dia. É preciso conciliar as necessidades e a realidade local dos tribunais à determinação do CNJ”, completou Lewandowski.

O ministro lembrou que já se posicionou, de forma liminar, contra uma decisão do CNJ que alterou o horário de funcionamento do Tribunal estadual de Sergipe. “Dei uma liminar contra decisão do CNJ que alterou o horário do Tribunal de Justiça de Sergipe. Naquele momento, entendi que o CNJ estava invadindo a competência exclusiva do tribunal local. Mas em uma medida de caráter nacional, racionalizadora, vou repensar minha decisão”, disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna