O presidente nacional do PT, Rui Falcão, irá se reunir com a direção do partido e os pré-candidatos a prefeito de Curitiba na próxima quinta-feira, 11. Falcão vem à cidade para uma reunião com lideranças estaduais, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores do partido para discutir a sucessão municipal de 2012.
De acordo com a direção estadual, a vinda de Falcão faz parte de uma série de visitas que o dirigente está fazendo para ouvir o partido em vários estados sobre as eleições do próximo ano. As conjunturas nacional e estadual e a organização interna estão na pauta do encontro geral.
Com os pré-candidatos a prefeito e demais lideranças, a conversa deverá ser mais específica. O PT tem três pré-candidatos, os deputados federais Dr. Rosinha e Ângelo Vanhoni, e o deputado estadual Tadeu Veneri. Mas setores do partido, como o secretário nacional de Comunicação, deputado André Vargas, estão prontos para conversar sobre o apoio do PT à candidatura do ex-deputado Gustavo Fruet se ele entrar num dos partidos da base aliada ao governo.
Gustavo, que deixou o PSDB no mês passado, é visto como um reforço para as eleições de 2014 em que a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, é pré-candidata. Em reunião da corrente majoritária na semana passada, em Curitiba, o diretor geral da Usina de Itaipu, Jorge Samek, lançou o nome de Gleisi para a sucessão estadual.