O presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, pediu ao prefeito de Curitiba, Beto Richa, e ao senador Alvaro Dias, que cheguem a um acordo sobre a decisão de prorrogar ou não o mandato da atual executiva estadual.
O atual presidente do partido no Estado, o deputado estadual Valdir Rossoni, disse que Guerra ficou de decidir na próxima semana se estende os mandatos por mais dois anos ou se convoca convenção e troca a direção estadual em outubro.
Nacionalmente, o diretório prorrogou os mandatos dos atuais dirigentes, assim como em alguns estados, devido à realização das prévias para a escolha do candidato à presidência da República, que está programada para o início do próximo ano.
Como no Paraná, existe uma rivalidade entre dois grupos, o do senador Alvaro Dias e a ala comandada por Rossoni, que está alinhada à candidatura ao governo do prefeito Beto Richa, o diretório nacional sabe que está mexendo em “casa de marimbondos”. Guerra pediu a Rossoni que consulte as bases e também ao prefeito e a Alvaro que se entendam sobre a melhor solução.
Rossoni disse que fez uma sondagem inicial e que, a princípio, vários dos tucanos ouvidos já demonstraram apoio à prorrogação do mandato da atual executiva. Entre os favoráveis à prorrogação estão os deputados estaduais, informou.
Rossoni disse que não pretende interferir na decisão. Apenas vai levar ao presidente nacional do partido o resultado da consulta. “A maioria do partido prefere a prorrogação, mas vou ouvir todas as alas”, disse.
Entretanto, o presidente estadual do PSDB observou que, tecnicamente, pode ser difícil realizar uma convenção estadual ao mesmo tempo em que se prepara a prévia, a primeira que o PSDB vai realizar para escolher entre os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, como candidato à sucessão do presidente Lula (PT).
“Estou ouvindo os membros do diretório. Mas vejo que se tivermos que fazer as convenções, ao mesmo tempo que organizamos as prévias, vai faltar tempo para as prévias”, disse.
Espaços marcados
A composição da atual executiva estadual do PSDB tem maioria favorável à candidatura do prefeito Beto Richa ao governo. Além do próprio Rossoni, estão entre os que tendem a se mostrar favoráveis à candidatura do prefeito, o 1.º vice-presidente, o deputado federal Gustavo Fruet, o Tesoureiro, Francisco Buher, e o líder da bancada estadual, Ademar Traiano.
Já o secretário geral, Luiz Carlos Hauly, é entusiasta do projeto de candidatura do senador Alvaro Dias. A executiva atual foi eleita há dois anos, quando Rossoni venceu o senador Alvaro Dias na convenção. Já o diretório estadual tem 45 membros.