O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, disse hoje que “o governo está ouvindo os prefeitos” antes da reunião marcada para o fim da tarde, quando deverão ser anunciadas medidas de compensação pelas perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nos últimos meses. Ziulkoski e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), João Paulo Lima e Silva, participam de reunião com o subsecretário do Assuntos Federativos do ministério de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Os prefeitos discutem saídas para o impacto negativo nos cofres municipais, decorrente das desonerações no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) oferecidas pelo governo para amenizar os efeitos da crise financeira internacional.
Entre as principais reivindicações estão a suspensão do pagamento das dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a compensação pelos R$ 2,1 bilhões de perdas decorrentes das desonerações fiscais e a criação de um mecanismo para impedir que os repasses do FPM em um determinado período sejam inferiores ao mesmo período do ano anterior. “Estamos mostrando ao governo nosso pleito e no fim da tarde as medidas serão anunciadas”, disse Ziulkoski.