Presidente da AMP será eleito segunda

A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) está convocando os 399 prefeitos do Estado para a eleição que escolherá a nova diretoria da entidade, marcada para segunda-feira, às 9h30, na sede da associação, em Curitiba. Só poderão votar e ser votados os sócios que estiverem em dia com as mensalidades da AMP.

Apenas um candidato registrou chapa: o prefeito de Castro, Moacyr Fadel, que encabeça a chapa ?Por um Municipalismo Forte?. Fadel, que vai suceder o atual presidente da AMP, Luiz Lázaro Sorvos, prefeito de Nova Olímpia, também faz parte da atual diretoria. Ele é 1.º secretário da associação. Nesta segunda-feira haverá a escolha da nova diretoria e uma posse formal. A solenidade oficial de posse será realizada no próximo dia 7, às 10h, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, com a presença, já confirmada, do governador Roberto Requião.

A diretoria da AMP tem um total de 74 integrantes. O conselho diretor é formado pelos prefeitos Isaac Tavares da Silva, de Carlópolis (1.º vice-presidente); Paulo Deola, de Bom Jesus do Sul (2.º vice presidente); Eliezer Fontana, de Corbélia (3.º vice-presidente); Gabriel Samaha, de Piraquara (1.º secretário); Claudio Palozzi, de São Jorge do Patrocínio (2.º secretário); Altamir Sanson, de Palmeira (1.º tesoureiro); Tânia Costa, de Lobato (2.ª tesoureira): e Adair Ceccatto, de São Jorge do Oeste (diretor de Relações Institucionais e Políticas).

Fadel explica que uma das prioridades do seu mandato (de 2007 a 2009) será a ampliação da credibilidade e do diálogo da AMP com as prefeituras. ?Nós queremos trazer para dentro da AMP todas as associações microrregionais de municípios. Queremos trabalhar junto com os prefeitos, em benefício de todos os municípios do Estado, apresentando e defendendo as propostas das microrregiões para que possamos, a partir disso, elaborar nossa pauta de reivindicações conjunta?.

O atual presidente da AMP, Luiz Lázaro Sorvos, faz um balanço positivo da sua gestão. ?Foi uma gestão marcada por conquistas importantes para os municípios?, afirma. Entre elas, Sorvos destaca o repasse de R$ 23 milhões de compensações da Lei Kandir para os municípios, a ampliação da receita do transporte escolar (R$ 40 milhões, em 2007) e a aprovação do projeto que aumenta de 22,5% para 23,5% o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que deve ser feita nas próximas semanas, de acordo com compromisso assumido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a 10.ª Marcha a Brasília em defesa dos Municípios. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo