O presidente afastado da Câmara Municipal de Ribeirão Preto (SP), Walter Gomes (PTB), foi preso na manhã desta quarta-feira, 14, pela Polícia Federal (PF) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (Gaeco), na terceira fase da Operação Sevandija, batizada de Operação Eclipse.

continua após a publicidade

Além da prisão do parlamentar, determinada pela 4ª Vara Criminal do município paulista, foram cumpridos quatro mandados busca e apreensão, um deles na casa de Gomes, em um condomínio de alto padrão.

continua após a publicidade

Gomes e os documentos foram levados para a sede da PF em Ribeirão Preto e uma entrevista coletiva à imprensa está marcada para as 14h para detalhar a operação. Segundo a PF, o nome da Operação Eclipse se deve a documentos utilizados para ocultar bens e valores do investigado.

continua após a publicidade

O vereador foi afastado dos cargos em 1º de setembro, na primeira fase da Operação Sevandija, e é acusado de receber propina e de participar de um esquema irregular para a indicação de funcionários terceirizados na prefeitura local. O advogado dele, Júlio Mossin, foi procurado pela reportagem, mas não havia sido localizado pela reportagem até às 11h30 desta quarta-feira.