O governador Roberto Requião (PMDB) foi convidado ontem para ser o representante dos prefeitos de todo o Brasil junto ao governo federal. O convite foi feito pelo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Barracão, Joarez Henrichs (PFL), em nome da Confederação Nacional dos Municípios, da Associação Brasileira dos Municípios e da Associação dos Prefeitos de Capitais. No próximo dia 9, Requião irá a Brasília onde se reunirá com prefeitos paranaenses e com a bancada federal e no dia 10 falará para cerca de três mil prefeitos de todo o país.

Os dirigentes municipais elegeram o governador Roberto Requião como seu representante pelo fato de o governador paranaense ter ótima relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com membros do governo federal.

“Queremos o Requião para nos defender. Ele tem uma relação direta e aberta com o governo federal e todos os prefeitos estão convencidos disso. O governador do Paraná tem legitimidade para negociar.Todos sabem que ele nunca foi omisso enquanto senador da República e defende o interesse da população”, afirmou Joarez Henrichs, frisando que outro fator que fez com que os prefeitos elegessem Requião foi o de ele ser um político combativo.

Reforma tributária

De acordo com o presidente da AMP, um dos assuntos que fazem os prefeitos buscar a ajuda de Requião é a reforma tributária. O governador, antes de tomar qualquer atitude, afirmou que vai conversar com a bancada paranaense na Câmara Federal e com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, para esclarecer alguns pontos.

Vereadores recebidos no Palácio

O governador Roberto Requião e o secretário-chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, receberam ontem vereadores que compõem o bloco de oposição na Câmara Municipal de Curitiba. O encontro, que ocorreu no Palácio Iguaçu, foi o primeiro entre parlamentares que representam a população curitibana e o governo do Estado. A intenção da reunião foi informar o governo do que ocorre na Câmara e saber mais detalhes sobre as ações e projetos que o governador tem para o Paraná.

O governador os convidou a participar das reuniões com o secretariado às segundas-feiras e sugeriu que tenham um encontro por semana com um determinado secretário de Estado para discutirem ações do governo. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, a partir desta semana os vereadores, assim como os deputados estaduais, terão um cópia dos documentos com os atos e projetos do governo.

Segundo o líder das oposições na Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PMDB), é importante posicionar o governo e o governador sobre o trabalho do bloco de oposição e trocar informações sobre a cidade e o Estado. “É bom também termos a situação do governo em relação ao município de Curitiba.”

continua após a publicidade

continua após a publicidade