Pela terceira vez neste ano o prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi (PFL), fará uma viagem internacional. Ele irá para Johanesburgo, na África do Sul, participar do encontro da Cúpula Mundial do Desenvolvimento Sustentável, a Rio+10. Taniguchi embarca neste domingo, dia 25, e retorna na primeira semana de setembro, mas a data ainda não foi definida.
Durante o encontro o prefeito irá apresentar a experiência de Curitiba no planejamento urbano e no transporte coletivo. O objetivo da Rio+10 é tentar encontrar um modelo ideal, em diversas áreas – como transporte, lixo, tratamento de água, entre outros – para ser adotado em todas as cidades.
Em maio, Taniguchi esteve no Japão, negociando com um banco japonês a liberação de um empréstimo para a realização do metrô em Curitiba, mas que acabou não dando certo. Em julho, o prefeito esteve em Lyon, na França, onde participou do último evento preparatório para a Rio+10.
Para poder se ausentar do País, Taniguchi necessita da autorização da Câmara Municipal. Para votar o pedido de licença, os vereadores se reúnem hoje à tarde para uma sessão extraordinária.