Prefeito de Rio Branco faz hoje sua defesa

O prefeito de Rio Branco do Sul, Amauri Johnson (PPS), deve prestar depoimento hoje, a partir das 9h, na Câmara dos Vereadores, para se defender de uma série de acusações político-administrativas referentes à sua gestão, que podem levar à cassação. Segundo o presidente da Câmara, Araslei Cumin (PSDB), o prefeito é acusado de cometer superfaturamento de obras, contratação irregular de advogados para assessoria jurídica, de transporte escolar, além de fraude de diversos processos de dispensa de licitação.

De acordo com presidente da Câmara, Johnson já fez uma defesa prévia por escrito, porém a Comissão que conduz o processo não aceitou as explicações e optou pela sua continuidade. As denúncias, disse Cumin, foram encaminhadas à Câmara em outubro. O prefeito não quis se manifestar sobre as denúncias ontem, mas disse estar disposto a se pronunciar após o seu depoimento aos vereadores.

Cassação

Amauri Johnson pode ter o mesmo fim de seu adversário político, Pedro Portes de Barros (PP), que foi eleito prefeito no início do ano para em seguida ser cassado sob a acusação de compra de votos. Em fins de março, quando Johnson tomou posse, manifestantes partidários de Barros fecharam a sede da Câmara e estenderam cartazes de protesto contra a decisão do TRE. Queimaram pneus e utilizaram correntes para impedir a entrada no prédio.

As últimas tensões políticas de Rio Branco do Sul, há menos de um mês, terminaram em confusão. Durante sessão plenária, aconteceu uma briga na Câmara, envolvendo o vereador Pedro Facho (PT), o presidente do diretório do PT do município, Jeferson Castro, o assessor Lori Vaz, do gabinete do parlamentar Aroldo Bonfin (PL), além de outros assessores. Os petistas disseram que foram agredidos. Segundo Cumin, a confusão começou na sessão de 10 de novembro, quando o vereador Aroldo Bonfin teria pedido que Facho dissesse se era a favor ou contra o prefeito. O PPS não elegeu nenhum vereador na cidade e a maioria da Câmara é da oposição.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo