O prefeito de Paranaguá, José Baka Filho (PDT) pretende promover uma reforma administrativa para cortar secretarias e cargos comissionados no município em decorrência da queda de arrecadação da prefeitura, principalmente devido à diminuição do repasse federal do Fundo de Participação dos Municípios. Baka explicou seu plano ao ex-governador Paulo Pimentel, em visita feita à redação dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, na tarde de ontem.

continua após a publicidade

Baka não deu detalhes sobre as pastas que serão extintas, pois ainda está sendo feito estudo sobre o assunto. Ele disse que a estrutura já é enxuta, mas que haverá a necessidade de incorporar algumas secretarias a outras pastas.

Ele revelou que o principal objetivo dos cortes e do enxugamento na estrutura da prefeitura é evitar que a crise econômica impeça a retomada de obras que estavam paralisadas, como a reforma de escolas e postos de saúde. Baka informou que a principal obra deste ano, a do Parque Awaji, já teve o termo de retomada assinado pela empresa que está executando a construção.

O prefeito de Paranaguá também comentou a vitória de Barbosa Neto no terceiro turno da eleição de Londrina. Para ele, a vitória de Barbosa sobre Luiz Carlos Hauly (PSDB) destaca ainda mais a posição do PDT à sucessão ao governo do Paraná em 2010.

continua após a publicidade

Ele disse acreditar que em 45 dias o partido já terá uma noção de que linha seguir, já que as posições deverão ser tomadas a partir dos encontros regionais que têm início em 25 de abril.