Mais um prefeito do Paraná é cassado pela Justiça Eleitoral. Dessa vez foi o prefeito de Palotina, na região oeste do Paraná, Elir de Oliveira (PMDB). Ele é acusado de compra de votos nas últimas eleições. Desde o início do ano oito prefeitos já foram cassados pela justiça, e nenhum deles teve ainda o recurso julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral.

continua após a publicidade

Além de deixar o cargo, Elir de Oliveira terá que pagar uma multa de R$ 8 mil, e terá os direitos políticos cassados, não podendo se candidatar a nenhum cargo público pelos próximos três anos. Como a decisão ocorreu em primeira instância, Oliveira ainda poderá recorrer da sentença. Ontem ele não foi encontrado para falar sobre o assunto.

A denúncia de compra de votos foi feita por diversos eleitores um dia após o resultado do pleito, em outubro de 2004. O esquema envolvia o pagamento de R$ 100, pagos em duas parcelas, antes e após a eleição. Nos próximos dias a Prefeitura de Palotina será comandada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Oswaldo Paulino de Freitas (PSDB). A Justiça Eleitoral já marcou a diplomação do novo prefeito para o dia 26 de julho.

Quem assumirá o cargo será o médico Luiz Ernesto Giacometti, que recebeu 8.080 votos, perdendo as eleições por uma diferença de pouco mais de 350 votos. Giacometti já foi prefeito de Palotina – município que conta hoje com cerca de 28 mil habitantes – nos anos de 1993 a 1996 e 2001 a 2004. Segundo ele, será com muita tranqüilidade que assumirá o cargo, "pois como concorria à reeleição tenho o orçamento de 2005 do município planejado, e conheço a fundo os problemas da cidade".

continua após a publicidade