O PR (Partido da República), que surgiu da fusão entre o Prona e o PL, fará seu primeiro encontro estadual neste sábado, dia 22, em Curitiba, filiando cinco prefeitos e outros nomes que estão sendo preparados para a disputa das eleições municipais de 2008. A direção estadual vai apresentar os candidatos a prefeito já definidos das principais cidades do Estado. Em Curitiba, o pré-candidato é o deputado estadual Carlos Simões.
Para puxar a chapa de candidatos a vereador na capital, o partido lançará a candidatura do ex-deputado federal Iris Simões e filia o atual vereador Custódio da Silva. Suplente na Câmara dos Deputados, Iris já foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Curitiba.
Os prefeitos que ingressarão no partido são de Pérola d?Oeste, Edson Bagetti, de São João, Clovis Cucolotto, de Saudades do Iguaçu, Rogério Gallina, de Loanda, Álvaro de Freitas Neto, e de Pérola, Claiton Mendes. Formado no início desse ano, o PR tem 45 prefeitos e planeja conquistar sessenta prefeituras nas eleições do próximo ano.
O presidente estadual do PR, deputado federal Fernando Giacobo, disse que as alianças eleitorais do próximo ano estão em aberto. ?Não temos nenhuma linha determinada pela direção nacional. As composições devem seguir o que for melhor para o partido localmente?, disse o dirigente.
Para cada região, Giacobo designou um representante oficial do partido para articular as composições. Em Curitiba e região metropolitana, o papel cabe a Carlos Simões. Mas, por enquanto, Simões esclarece que ainda não começou a fazer os contatos com as demais siglas. ?É muito cedo ainda?, afirmou Carlos, explicando que o partido ainda está se estruturando.