O êxito do curso de formação política do PPS paranaense, acompanhado pessoalmente por cerca de três mil filiados em quase vinte cidades, serviu de estímulo ao partido na preparação do curso que será destinado aos pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de 2004.

?Como teremos candidatura própria a prefeito e chapa completa de vereadores em pelo menos 230 municípios, estimamos, preliminarmente, que um mínimo de dois mil pré-candidatos deverão participar do próximo curso de treinamento político?, diz o secretário-geral da executiva estadual do PPS, Rubico Camargo.

Noções básicas de administração, poder local, gestão municipal, legislação, responsabilidade fiscal e marketing estão entre os temas que integrarão o currículo das palestras, informou Camargo.

Consulta popular

A agenda do PPS para o primeiro semestre de 2004 está carregada e prevê, em seu planejamento estratégico, aprovado neste ano, não apenas os cursos para os pré-candidatos, mas também uma ampla consulta aos eleitores em cada um dos municípios em que o partido lançar candidato próprio à prefeitura.

?Teremos uma nova versão do Fala Paraná, implementado nas eleições de 2002. Só que, no próximo ano, o ?Fala? será municipalizado?, explica Rubico Camargo. ?Essa consulta popular tornou-se um instrumento de grande relevância para o PPS, pois se tem como objetivo pesquisar diretamente junto à população quais as prioridades de seu bairro, de sua região e de seu município, também proporciona uma mobilização das bases, levando os militantes ao encontro da população?, diz ele.

Camargo afirma que as pesquisas – em que o povo é convidado a dar sua opinião sobre os problemas da cidade, assim como indicar sugestões e propostas de obras e programas de governo – serão realizadas num período de grande efervescência partidária interna, ?pois nesta mesma época os núcleos de base do partido estarão se reunindo para definir as candidaturas do PPS?.

continua após a publicidade

continua após a publicidade