A bancada do PPS indicou a ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Eliana Calmon para receber a medalha do Mérito Legislativo Câmara dos Deputados. A condecoração é entregue todos os anos para pessoas e entidades que tenham prestado serviços relevantes ao poder Legislativo e ao Brasil.
Para o líder do partido, deputado Rubens Bueno (PPS-PR), a ministra tem mostrado empenho e coragem para a moralização da Justiça. Ela causou polêmica ao afirmar que existente “bandidos de toga” infiltrados no Judiciário. O parlamentar ressaltou a luta empenhada por Calmon à frente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
“A ministra Eliana Calmon é uma verdadeira guerreira. Ela teve coragem de enfrentar todo o corporativismo do Poder Judiciário ao denunciar e punir bandidos de toga. Ela não se calou mesmo com toda a perseguição que sofreu por parte de juízes. Nada mais justo do que homenageá-la com essa medalha””, disse. A data da entrega da premiação ainda será definida.
Em 2011, o partido indicou para a premiação a diretora do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), Jovita Rosa, uma das responsáveis pela mobilização que levou a aprovação da Lei da Ficha Limpa.
