O ex-deputado federal Rubens Bueno, confirmou que o PPS vai apoiar a campanha para reeleição do atual prefeito de Curitiba, Beto Richa. No início, Bueno era pré-candidato do partido, no entanto, a Executiva Nacional do PPS já vinha pedindo para que ele desistisse da candidatura em prol da aliança PPS/PSDB.
O presidente nacional do PPS, ex-senador Roberto Freire, disse que a aliança já vinha sendo construída e Curitiba não poderia ficar de fora. "As alianças que vêm se construindo têm características bem locais, mas também têm muito a ver com a provável aliança em 2010, se não no primeiro turno, evidentemente no segundo turno", destacou. "Se isso é um projeto político, as capitais não podem ficar ausentes."
Antes mesmo do anúncio de Bueno, Beto Richa já tinha dito que a aliança seria confirmada. "Tenho esperança de trazer o PPS para nossa coligação já no primeiro turno", disse o prefeito.
Outro que já declarou apoio ao candidato Beto Richa, o senador Osmar Dias (PDT), também ajudou na mudança de opinião de Rubens Bueno. "Quanto mais fortalecida a aliança em torno do Beto, mais força teremos", ponderou o senador.
Sobre a possibilidade de Rubens Bueno aceitar a coligação, desde que ele fosse vice na chapa, foi hoje claramente descartada. Bueno explicou que o apoio do partido, gira em torno de um programa maior de governo e não baseado em cargos no executivo local. Segundo ele, o partido deve entregar sugestões para auxiliar no programa já estabelecido pelo PSDB.