Foto: Valdecir Galor/SCMS

Angela Ribeiro: ?O plano tem que ser dinâmico?.

continua após a publicidade

A Prefeitura de Curitiba propôs à Câmara Municipal alterações no Plano Plurianual (PPA) que incluem novas metas para investimentos na cidade, principalmente na área social. O PPA é uma lei que estabelece, em linhas gerais, quais serão os principais projetos da administração pública durante quatro anos. O PPA atual foi elaborado no ano passado com planos para até 2009.

?Os ajustes propostos não mudam o conteúdo central do PPA e nenhuma meta foi cortada?, diz a secretária municipal de Planejamento, Ângela Ribeiro. ?O plano tem que ser dinâmico como a administração da cidade?, afirma.

A secretária de Planejamento afirma que as alterações não mudam os investimentos financeiros previstos para cada área. Os investimentos na área social para o próximo ano, previstos em R$ 1,213 bilhão para 2007, são 11% maiores que os deste ano.

As mudanças servem para apresentar compromissos mais específicos para metas genéricas do projeto original. Um exemplo de nova meta, inserida no eixo de programas de desenvolvimento social, é várias metas quantitativas que faziam parte do PPA original – previstas para execução em quatro anos – já foram superadas em menos de dois anos de gestão e, por isso, estão sendo modificadas na proposta da Prefeitura de Curitiba. Entre as metas já superadas estão a construção de unidades de saúde (25 já construídas), de canchas esportivas cobertas (40 construídas ou em construção), de ciclovias (construção já contratada de 120km) e de capacitação de servidores (33.680 participações em cursos, de janeiro a outubro deste ano). 

continua após a publicidade