PP declara apoio à pré-candidatura de Vilela em Alagoas

O presidente do PP em Alagoas, deputado federal Benedito de Lira, anunciou hoje o apoio oficial do partido à pré-candidatura à reeleição do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). Agora, a coligação em torno da chapa governista passa a ter a participação de cinco partidos: PSDB, PSB, PPS e PSC, além do próprio PP. O presidente do diretório regional do PSDB, Claudinor Araújo, disse que ainda estão para entrar na coligação o PTN e o DEM.

O anúncio do apoio do PP ao tucano lotou o auditório do Hotel Radisson, na orla de Maceió. No entanto, a ausência mais comentada foi a do prefeito da capital alagoana, o radialista Cícero Almeida, que apesar de ser do PP continua declarando apoio à pré-candidatura do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT). Em torno da pré-candidatura de Lessa estão ainda o PMDB do senador Renan Calheiros, o PTB do senador Fernando Collor e o PT do deputado estadual Paulão.

Em discurso, Benedito de Lira afirmou que a decisão de integrar a coligação com o PSDB não foi uma escolha pessoal sua, mas de várias lideranças do PP. Ele disse ainda que apesar da decisão em Alagoas, o partido continuará fazendo parte da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso. “Dentro do partido não tinha outra proposta senão essa. Só conversei com Lessa quando ele ainda pensava em ser candidato ao Senado. Depois que ele anunciou que disputaria o governo do Estado, não nos manifestamos mais.”

Já em entrevista à imprensa, ele lamentou o fato do prefeito da capital do Estado não ter acompanhado a decisão do partido. “Vamos continuar esperando que ele mude de posição e se junte à nossa coligação”, afirmou Lira, acrescentando que sempre defendeu a candidatura de Almeida ao governo do Estado. O evento reuniu as principais lideranças das duas legendas, secretários de Estado, prefeitos de vários municípios alagoanos, além de Vilela e Benedito de Lira.

Apoio de prefeitos

“Como o prefeito Cícero Almeida abriu mão de disputar o governo do Estado pelo PP, o partido se sentiu à vontade para apoiar outra candidatura e optou pelo apoio à reeleição do governador Tetonio Vilela, que arrumou a casa e vem realizando uma boa administração”, justificou Benedito de Lira, que deve ser candidato ao Senado. Segundo ele, a entrada do PP na coligação de Vilela representa o apoio de 21 dos 22 prefeitos do partido no Estado. Apenas o prefeito Cícero Almeida continua na frente de oposição.

Porém, nem os dirigentes do PP nem os tucanos descartaram a possibilidade de Almeida mudar de lado. “Em política, essas parcerias são feitas para que se arredonde ainda mais as ligações partidárias. Essa aliança tem como objetivo dar continuidade às ações desenvolvidas no governo de Teotonio Vilela e a entrada do PP nessa aliança só vem fortalecer ainda mais nossos projetos. Tenho certeza de que o prefeito Cícero Almeida irá se convencer de que nossos projetos são os melhores para Alagoas”, disse Araújo.

Aliança

Para Vilela, a aliança com o PP amplia o leque de partidos governistas e “reforça ainda mais a luta para colocar Alagoas no rumo certo”. Ele fez vários elogios ao presidente do PP e agradeceu a aliança formalizada com o partido. “O PP será essencial à nossa campanha pela reeleição e, em contrapartida, o deputado federal Benedito de Lira terá o nosso apoio total ao Senado.” Além de Lira, a coligação governista deverá ter o ex-deputado federal José Costa como candidato ao Senado, pelo PPS.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna